sábado, 31 de janeiro de 2009

Os próximos 15 anos de Limeira

Hoje, tramitam 70 processos de novos loteamentos na prefeitura
1º fev. 2009

"O futuro de Limeira já está traçado para os próximos 15 anos". Quem afirma, e garante a veracidade das palavras, é o secretário de Planejamento e Urbanismo de Limeira, Ítalo Ponzo Júnior. A criação de novos bairros na cidade, assim como a aprovação dos loteamentos, passa pela sua secretaria. A perspectiva é que novos bairros sejam criados em áreas vizinhas aos jardins Campo Belo e Santa Adélia. Há projeções que indicam um aumento populacional de 129 mil moradores, a partir da criação desses novos loteamentos. Isso, porém, seria impraticável pelas determinações do novo Plano Diretor e por medidas de controle de natalidade, que devem ser aplicadas pela prefeitura.

Nos últimos dez anos, foram criados 51 novos bairros na cidade. De 1998 até 2008, foram 14.387 novos lotes, o que corresponde a cerca de 43 mil habitantes, considerando que uma casa é habitada por quatro pessoas. "Em um lote pode ser feito um estabelecimento comercial ou mesmo um prédio, mas usamos essa conta para se dar uma estimativa da população nesses novos bairros", explica Ponzo. De 1999 a 2004 foram aprovados 41 lotamentos, uma média de 7 por ano.

O número de aprovações é considerado pelo secreário muito grande e sem critérios rígidos. "São aceitáveis 600 lotes por ano", argumenta Ponzo. Já nos últimos quatro anos, conforme o secretário, as rédeas das aprovações foram puxadas e o ritmo de novos bairros caiu. Foram aprovados apenas 10 novos loteamentos nesse período, são 2.390 lotes.

De acordo com Ponzo, a Secretaria de Planejamento segurou as aprovações para ter objetividade no crescimento, sem os chamados vazios urbanos - o que significa que não será aprovado nenhum loteamento que esteja longe do perímetro urbano, somente aqueles que sejam feitos colados aos bairros já existentes são aprovados. Esta regra ajuda tanto a prefeitura como os demais serviços da cidade como de água e esgoto.

Segundo o secretário, outro segmento ligado diretamente ao crescimento do município é a Águas de Limeira, empresa que detém a concessão do serviço de distribuição de água e esgoto na cidade. O secretário afirma que os serviços de construção de galerias de águas pluviais ou esgoto dependem de um planejamento bem elaborado para se expandir para os novos bairros que serão criados. "Não vamos mais fazer bairros longe. A Águas de Limeira precisa planejar a expansão das suas galerias para prover os serviços de água e esgoto para as futuras casas", diz.


PROBLEMAS

O crescimento sem critérios trouxe problemas para alguns bairros, entre os quais está o Residencial Antônio Simonetti. O bairro fica próximo a uma estação de tratamento de esgoto. Com esse vizinho não muito agradável, o cheiro no local também não é dos melhores. Segundo dados da Prefeitura de Limeira, o bairro conta com 320 residências e uma população estimada de 1.200 pessoas. Além deste, o Parque Abílio Pedro também foi feito próximo a uma pedreira. O problema ali, é o barulho. De acordo com dados da Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), há 700 reclamações de ruídos vindo de empresas da região.

Segundo o secretário, o problema dos bairros foi justamente a falta de critérios na aprovação dos loteamentos. A partir de agora, segundo ele, os critérios serão mais rígidos. A previsão de Ponzo é que nos próximos 15 anos sejam aprovados cerca de 70 novos loteamentos. Este é o número de processos que esperam a aprovação na secretaria. Correspondem a 32.175 mil novos lotes ou, seguindo a conta proposta pelo secretário, 129 mil novos moradores.

A partir deste ano, o número de loteamentos aprovados deverá crescer. "Foi preciso colocar a casa em ordem para voltar a aprovar mais novos bairros, já que foram estabelecidos mais critérios", comenta. Os lugares para onde Limeira poderá crescer é a região Sul, ao lado do Campo Belo, região da Via Guilherme Dibbern e locais próximos ao bairro Santa Adélia.

Com os critérios apontados por Ponzo, a partir de agora será possível aprovar de 1.500 a 2 mil lotes por ano. Este número crescerá aos poucos, mas com as exigências estabelecidas pelo Plano Diretor haverá um desenvolvimento mais fácil e ordenado. "O Plano Diretor estabalece não só o número, mas também procura dar qualidade ao crescimento da cidade", explica. Alguns processos de loteamento são complicados, outros nem tanto. A aprovação leva de 18 meses a 10 anos, dependendo da complexidade.

3 comentários:

Jhow...Garoto das estrelas disse...

Limeira crescer...ótimo, se for de maneira organizada e q ainda faça com que os serviços básicos de educação e saúde acompanhe tal crescimento, pois d q adianta crescimento sem planejamento.

Rodrigo Piscitelli disse...

Essa pauta foi minha, entusiasmei-me por ela. Por circunstâncias da vida, não pude participar de sua publicação. Mas ei-la aí, feita pelo Alex, um profissional que merece elogios. Parabéns!!!

Alex Contin disse...

Infelizmente... a matéria demorou, mas saiu. Obrigado pelo elogio, Rodrigo!!! Espero ainda podermos ter outros trabalhos conjuntos como as matérias que fizemos até dia 15 janeiro...