segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Superdotados nas escolas

Secretaria faz manual para identificar esses alunos
10 jan. 09

Ele era péssimo na escola, mesmo assim foi uma das personalidades da ciência que ficou eternizada com sua teoria da relatividade. Albert Einstein era um superdotado. Assim como ele, muitas pessoas podem também ter as habilidades e capacidades acima da média e não sabem disso. Para descobri-las, a Secretaria Estadual da Educação treinou seus professores para identificar alunos que apresentem características de superdotação.

Segundo a secretaria, um projeto chamado "Caça Talentos" identificou 397 estudantes com as características dos superdotados. O projeto começou em 2007 e, naquele ano, foram encontrados 79 alunos. Foram 270 professores capacitados durante um ano. Até receberem o treinamento específico, os alunos eram identificados pelo "feeling" dos docentes.

Conforme a psicóloga Maria Rita Lemos, a identificação dos superdotados é feita por meio de testes do raciocínio verbal e capacidade de alfabetização, entre outros pontos. "A inteligência é como um quebra-cabeças, formada por vários fatores como memória e orientação no espaço", explica.

Além de Einstein, a psicóloga cita como exemplos de superdotados o personagem interpretado por Tom Hanks no filme "Forrest Gump - O Contador de Histórias", de 1994. O personagem era visto pelas outras pessoas como alguém com QI (quociente de inteligência) abaixo da média, porém, ele tinha superdotação para corrida e tênis de mesa. "Alguns superdotados são excelentes em matemática e péssimos em redação, por exemplo", diz Maria Rita.

NAS ESCOLAS
A iniciativa do projeto estadual pretende identificar alunos superdotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao cotidiano deles. "O resultado é enorme. Estamos felizes com a identificação de cinco vezes mais alunos. Superdotado não é aquele estudante que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula", afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da secretaria responsável pela capacitação dos professores.

Essa capacitação resultou no livro "Um olhar para as altas habilidades: construção de caminhos", manual para que as escolas possam identificar ainda mais estudantes superdotados. Ele está sendo entregue a todas as escolas estaduais. "É importante que todo o potencial do superdotado seja explorado. Ainda é preciso identificá-lo corretamente, integrá-lo aos colegas e à escola", diz Maria Elisabete.

Já Maria Rita aponta que os superdotados devem receber uma educação diferenciada. "Há escolas específicas para eles nas capitais, como em São Paulo, mas são poucas", comenta. A psicóloga explica que uma pessoa com essas habilidades pode não aproveitar toda a capacidade que tem em uma escola comum. "É como um galão de água com capacidade para 20 litros. Uma criança ou adolescente superdotado, quando em uma escola comum, terá metade desse galão aproveitado", compara.

SAIBA MAIS!

Algumas crianças apresentam características de superdotados logo quando pequenas, com 3 ou 4 anos. Geralmente são identificadas quando estão desenvolvendo atividades não compatíveis para a idade. Exemplo disso são crianças que, com menos de 6 anos (idade considerada ideal para o início da alfabetização), começam a aprender a ler e escrever.
Veja algumas características mais comuns dos estudantes superdotados:

* Alto grau de curiosidade
* Boa memória
* Atenção concentrada
* Persistência
* Independência e autonomia
* Facilidade de aprendizagem
* Criatividade
* Iniciativa
* Liderança

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