terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Super-Lula contra a guerra entre palestinos e israelenses

Depois de receber a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy, Lula deve estar se achando o super-homem. Notícia distribuída pela agência EFE diz que em um evento em Recife, nosso presidente resolveu pedir ao seu ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para que convoque uma cúpula para tentar solucionar o problema entre israelenses e palestinos. Se nã bastasse ainda resolveu criticar a Organização das Nações Unidas (ONU) por estar sendo passiva e os Estados Unidos por estar sendo ineficiente na condução do processo de paz.

Frases do Super-Lula:

"O Brasil vai a fazer um grande esforço junto a outros países para encontrar um modo de que aquele povo pare de se matar e de se enfrentar com violência", disse Lula, que comentou ter confiança no sucesso de uma convocação brasileira por se tratar de um país "neutro".

"O que está provado é que a ONU não tem coragem de tomar uma decisão para pôr paz. E não tem coragem porque os Estados Unidos têm o poder de veto, portanto, as coisas não ocorrem", asseverou.

"Temo que a pessoa, com as pesquisas na mão, achando que deve atacar, faça o que o presidente (dos Estados Unidos, George W.) Bush fez na Guerra do Iraque. Ele tinha pesquisas que diziam que os americanos eram favoráveis e fez a guerra para ganhar as eleições ao segundo mandato", acusou.

Acho interessante o presidente se preocupar com o conflito e se achar um país neutro para intermediar uma negociação de paz. Mas quais efeitos positivos poderia ter uma cúpula se os grupos não aceitam nem intervenção da ONU?

Nenhum comentário: