A Aberje e a IABC - International Association of Business Communicators divulgaram na última semana uma pesquisa conjunta sobre crise e comunicação.
O encontro contou com a presença da presidente da entidade internacional, Julie Freeman e da vice-presidente, Lee Anne Snedeker.
A pesquisa foi aplicada com 1442 membros da IABC, sendo 59% dos EUA e 26% do Canadá, durante o período de 29/10 a 12/11 de 2008.
O estudo teve como objetivo saber se os comunicadores estão envolvidos na crise e como isso afeta suas funções.
A maioria dos entrevistados são diretores ou gerentes de corporações.
Questionados sobre o impacto da crise em suas organizações, 24% disseram que não há crise, mas 40% avaliam que o choque é significante, drástico ou considerável.
Consideraram o impacto como moderado 36% dos entrevistados.
Em outro item, 8% têm muito medo de perder seus empregos devido à crise, 34% um pouco e 51% não têm medo algum.
Dentre os que responderam "drástico e considerável" estão aqueles que trabalham em áreas financeiras e os norte-americanos.
Sobre se a crise afeta a motivação e confiança dos funcionários, a resposta de 37% foi que não afeta de maneira nenhuma, enquanto 34% disseram que afeta moderadamente.
Por fim, questionados se suas organizações tinham pedido por um plano de comunicação devido à crise, a maioria respondeu que não (70%).
Font: Jornal da Comunicação Coorporativa
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