terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Olha a natureza...


É nessas horas que vêm à cabeça aquela velha frase, até um clichê: "É a natureza mostrando a sua força". Além de Santa Catarina, outra região que convive com água, porém marítima, também está tendo dias mais molhados. Veneza sofre a maior enchente em mais de 20 anos. Nesta segunda-feira a maré alta invadiu a praça de São Marco e o centro histórico da cidade italiana. As águas chegam a uma altura de 1,60 metros, marca inédita desde dezembro de 1979.

Santa Catarina não via uma enchente como a registrada no mês passado desde 1983. Parece que são eventos como estes que alertam a população e chamam a atenção das autoridades para debate acalorados sobre o tema.

Em 1992, no Rio-92, no Rio de Janeiro, representantes dos principais países se comprometeram com políticas econômicas, sociais e ambientais com base no conceito do desenvolvimento sustentável. Elaborou-se na época a Agenda 21.

O evento ocorreu cerca de dez anos após as duas grandes enchentes de Veneza e Santa Catarina. Não que tenha relação direta alhos com bugalhos, mas assim como o brasileiro só sente uma mudança quando mexe no bolso, as autoridades só se dão a devida atenção para o problema do aquecimento global quando tragédias ocorrem. Isso sem colocar na lista o tsunami em 2004.

Nenhum comentário: