terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Colorido e barulho para brindar 2009

Essa é até uma matéria simples, sazonal e corriqueira: o que vetir na passagem do ano e cuidados com fogos... apesar de ser uma pauta básica, deu um resultado legal...

O quadro de cores e roupas que coloquei no final não faz parte da matéria, coloquei agora.
*****


Roupas com estampas em alta no Réveillon
30 dez. 2008


Depois de muito vermelho, verde e dourado, as vitrinas das lojas limeirenses se enchem agora de muito branco, prata e um pouco de amarelo. Apesar de as peças vestirem a maioria dos manequins, a cor que simboliza desejo de paz para os próximos 12 meses que virão não é mais soberana nas festas de fim de ano.

Gerente de uma lojas de roupas do Centro Acima, Josiane Cristina Modenez Fernandes, de 30 anos, fez como manda a regra. Sua opinião, porém, é diferente. Sua vitrina exibe modelos de vestidos curtos. Seguindo as tendências da época e da moda, um dos manequins exibe um vestido de tafetá branco com babados.

O tecido fino na cor clássica para as festas de final de ano se alia com o que as passarelas do mundo fashion ditaram para a estação. Já o outro vestido reluz, mas não como ouro. Feito com um fundo cinza, o segundo modelo é destaque onde quer que passe por conta de seus paetês pratas. O corte é simples, mas o bordado e a cor dão um toque sofisticado à peça.

"Acho que o branco já não é a cor mais procurada pelas clientes da loja. Elas procuram hoje cores variadas e, principalmente, as peças estampadas", observa Josiane. As peças com estampas coloridas e diversificadas são mais uma influência das passarelas para o dia-a-dia da população.

As diversas cores em formas diversificadas dão uma alegria especial à peça e para quem a veste. Segundo a gerente, 95% das peças que são vendidas nesta época do ano são vestidos, pelo menos em sua loja. O calor, aliado à liberdade e à elegância que um vestido proporciona para quem o veste, garante o sucesso das vendas.

E quanto às superstições, Josiane diz que algumas clientes ainda brincam com os significados das cores das roupas. "Muitas não falam, mas uma ou outra comenta que quer levar o amarelo para trazer mais dinheiro ou vermelho para o amor", diz a gerente.

BARULHO
Enquanto todos festejam em terra mais um dia 1º de janeiro, os céus de Limeira e de todas as cidades se enchem de cores e estouros. Esta é uma das épocas em que mais se vendem fogos de artifício. As senhas distribuídas em uma das casas especializadas da cidade rodam pelo menos cinco ou seis vezes os seus 100 números.

As novidades surgem todos os anos. Com um só fósforo, por exemplo, é possível acender kits com seis rojões ou, então, que produzem 180 tiros e cores variadas. O barulho é garantido, mas a segurança é um item indispensável para se festejar.

Proprietário de uma das casas especializadas no ramo, Geraldo Silveira diz que espera vender neste final de ano até 15% a mais do que em 2007. O movimento na tarde de ontem ainda estava fraco, mesmo se comparado ao mesmo período ano passado. O forte das vendas, porém, são os dois últimos dias de dezembro. "Temos um sistema de senhas, com 100 números, e as distribuímos pelo menos umas cinco vezes", comenta. A expectativa do comerciante é de que passem pela sua loja pelo menos 500 pessoas nesses dois dias - um total que pode chegar a 1.200 pessoas.

Como sempre, Silveira ressalta a importância de comprar os fogos em casas especializadas e autorizadas a comercializar o produto. "As pessoas não devem comprar em padarias ou bares", diz. "O consumidor não recebe a orientação que precisa", explica o comerciante.

Apesar de todos os anos as mesmas dicas de segurança serem dadas, o consumidor ainda insiste em soltar os rojões bêbados. O resultado, porém, nem sempre é agradável. Silveira conta que uma pessoa soltou o artefato com a boca virada para baixo certo ano.

Ele mesmo já soltou dois rojões ao mesmo tempo e explica: "as pessoas precisam soltar os rojões longe da mão e encaixar pelo menos dois rojões embaixo daquele que vai acender como medida de segurança. Quando acendi o primeiro, no topo, ele acabou acendendo o debaixo, fazendo com que os dois rojões estourassem ao mesmo tempo. Fiquei esperando a explosão, mas nada de ruim aconteceu", conta.

As histórias são diversas e os cuidados devem ser rigorosos. Soltar pelo menos 20 metros das demais pessoas, encaixar pelo menos dois rojões para que o que for acendido fique longe da pessoa e não soltar o artefato embriagado são algumas das dicas dadas por Silveira para uma festa segura e barulhenta.

Foto: Maurício Martins

**********

Cores de roupas e seus significados

Branco
Para quem busca um ano repleto de paz, verdade, sabedoria e calma. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.

Amarelo
Utilize esta cor para ter dinheiro e riqueza e sabedoria durante todo o ano. Esta cor ajuda também a estimular a intuição.

Rosa
O rosa é o resultado da mistura do vermelho e do branco. Da mesma maneira é seu significado. Para obter felicidade no amor, vista-se desta cor que ajuda também a afastar as energias negativas.

Vermelho
Para ter 12 meses de muita paixão, força e energia, ao menos pinte as unhas com esta cor. Isso já vai garantir um ótimo resultado.

Azul
A cor do céu e do mar traz paz de espírito e segurança. Tranqüilidade, harmonia e saúde, também são provenientes desta cor.

Verde
Representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço. Renova as energias trazendo vida nova junto ao novo ano.

Laranja
Atrai sucesso monetário. Ajuda nas conquistas pessoais e profissionais. Se você está aguardando aquela promoção, ou mesmo está procurando um emprego, encontrou a cor certa.

Violeta
A cor violeta traz junto com o novo ano inspiração, imaginação e estabilidade. Esta cor também eleva a auto-estima e ajuda a manter o foco de um objetivo.

Cinza
Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

Nenhum comentário: