sábado, 25 de julho de 2009

Twitter, jornalismo e dfinições

Estou comçando a me viciar no Twitter. Quando a gente para pra pensar os pensamentos já estão postados em 140 caracteres e só resta analisar o que veio da cabeça... (risos). Até alguns dias atrás achava a ferramenta meio fútil, até porque o uso que algumas pessoas fazem dele não passa de um marca-passo online e idiota. "Fui ao banheiro", "Usei o bom ar lá dentro..." e por ai vai... chega até ser ridículo e essas pessoas ainda se dizem viciadas... são é loucas.

Para o jornalismo o Twitter trouxe uma nova forma de levantar pautas. Se Gay Talese disse que não conhece nem o Google... vamos falar o que? As duas informações servem para uma reflexão na forma como a internet é usada na rotina jornalística. Não vou me aprofundar nisso, mas algumas pautas bem interessantes podem sair do acompanhamento dos pequenos posts que~surgem a todo instante no Twitter.

Aqui em Limeira, o juiz da 2ª Vara Criminal está inovando na sua comunicação com a imprensa e com os interessados nos processos que corre pelas suas mãos. Um dos jornais da cidade até furou o outro porque tinha visto em um dos mini-posts que um processo tinha recebido um certo andamento - pauta para matéria. Isso mostra que hoje em dia não se pode ficar isento do mundo da internet e de todas suas novidades. Ouvi certa vez que somos (nós jornlaistas recémformados) da era digital. Mesmo sendo novos e o fato de termos crescido praticamente online, isso não se configura justificativa para os dinos correrem atrás do prejuízo e aprender algumas novidades...

Até para o trabalho mais simples do dia a dia do jornalismo o twitter está ajudando. Quando recebi como função a edição de uma página sobre cultura e entretenimento tive em mente (e como ordem) dar um up na editoria, torná-la regional e não mais só notas sobre artistas, simples cópias e colas. Matérias sobre a mostra de teatro, exposições, oficinas e cursos, homenagem que grafiteiros fizeram para o Michael Jackson e por ai vai... e esses dias vi, pra mim, a primeira utilidade do Twitter. O perfil da EPTV (@eptvnoticias) deu uma nota sobre a apresentação da atriz Luana Piovani em Campinas. Opa... vamos por no Variedades, por que não?

O único problema da ferramenta é que ela não tem atualização automática, pelo menos eu não reparei isso ainda, estou apertando F5 toda hora... Além disso, o número de atalhos, teclas, siglas, ou sei lá mais o que existe no site, me parece ser grande. Muitas pessoas estão reclamando do site porque ele é difícil de se aprender a lidar.

Definições do Tiwitter que li no perfil da Pitchila (@prit_)

"O twitter é como um patio de hospicio, cada um falando "sozinho", eventualmente alguém responde" por @saint

"Twitter?! É a maior e mais simples forma de traduzir sua vida em milésimos de segundo" por @prit_

Nenhum comentário: