Já o filme de Danny Boyle vem para mostrar o contrário, o real. Ganhador de oito oscars, entre eles o de melhor fotografia, o longa mostrou a dificuldade de ser uma criança pobre, favelada e indiana. Apesar de não ter assistido Cidade de Deus - não sou muito fã de cinema brasileiro -, as poucas cenas que vi do filme de Fernando Meirelles fizeram-me lembrar das imagens das favelas brasileiras na telona.
A construção do filme que é bem interessante. O nome do filme é um homônimo de um programa de telvisão idêntico ao antigo Show do Milhão do SBT. As perguntas que Jamil, o personagem principal, tem de responder sempre remetem a uma retrospectiva de sua infância sofrida. É quase aquele velho conceito que diz que a vida, ou a rua, ensina muitas coisas.
O mais emocionante no filme é ver o amor nessa realidade toda. Uma criança com sentimentos tão puros que vai atrás da amada a vida toda - mesmo sendo uma existência curta, mas bem complicada.
Duas horas são cansativas para se passar na poltrona do cinema, mas é um tempo bem empregado.

>>> Premiações
- Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya").
- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 7 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator (Dev Patel), Melhor Atriz Coadjuvante (Freida Pinto) e Melhor Direção de Arte.
- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.
Fonte: Adoro Cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário