domingo, 29 de março de 2009

Quem quer ser um milionário?

"Quem quer ser um milionário?" é a mistura perfeita entre uma história de amor e a realidade de um país. Em tempos de perfeição indiana mostrada pela novela Caminho das Índias, na Rede Globo, o filme vem a calhar para mostrar que nem tudo é o que parece. Hoje em dia as novelas estão sendo temas de estudos até de mestrados em grandes universidades públicas. Elas se tornaram um instrumento de manifestação política, mas ao mostrarem um segundo mundo, diferente do brasileiro, falham ao exaltar demais as qualidades culturais e sociais da Índia (no caso da novela em questão) e mostrar só os defeitos do Brasil.

Já o filme de Danny Boyle vem para mostrar o contrário, o real. Ganhador de oito oscars, entre eles o de melhor fotografia, o longa mostrou a dificuldade de ser uma criança pobre, favelada e indiana. Apesar de não ter assistido Cidade de Deus - não sou muito fã de cinema brasileiro -, as poucas cenas que vi do filme de Fernando Meirelles fizeram-me lembrar das imagens das favelas brasileiras na telona.

A construção do filme que é bem interessante. O nome do filme é um homônimo de um programa de telvisão idêntico ao antigo Show do Milhão do SBT. As perguntas que Jamil, o personagem principal, tem de responder sempre remetem a uma retrospectiva de sua infância sofrida. É quase aquele velho conceito que diz que a vida, ou a rua, ensina muitas coisas.

O mais emocionante no filme é ver o amor nessa realidade toda. Uma criança com sentimentos tão puros que vai atrás da amada a vida toda - mesmo sendo uma existência curta, mas bem complicada.

Duas horas são cansativas para se passar na poltrona do cinema, mas é um tempo bem empregado.



>>> Premiações
- Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya").

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 7 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator (Dev Patel), Melhor Atriz Coadjuvante (Freida Pinto) e Melhor Direção de Arte.

- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.

Fonte: Adoro Cinema



Nenhum comentário: