sábado, 7 de março de 2009

Em Limeira, uma Barbie de carne e osso

Boneca mais famosa do mundo completa 50 anos amanhã
8 mar. 2009

Ela dança, canta e até voa. Pode ser princesa, plebéia, fada, rockeira e até retrô. Pela sua diversidade e beleza, seu estereótipo é invejado por mulheres do mundo inteiro e desejado pela maioria dos homens. Apesar de tudo isso, ela não é real, e já tem cinquenta anos.

Estamos falando da Barbie, da Mattel. A boneca que a maioria das garotas quer quando pequena. Algumas até depois de grandes continuam com o amor pelo brinquedo de plástico e cabelos loiros. Amanhã ela completa 50 anos de idade sem nenhuma ruga. Sua pele continua da mesma cor, maquiagem sem borrões e o cabelo sem raízes pretas, pontas duplas ou fios brancos.

A boneca se tornou também referência de estilo, moda e comportamento. Suas pernas esguias, cintura fina e cabelo louro claro foi copiado por muitas mulheres. Não é difícil ouvir alguém ser chamada de Barbie, principalmente porque usa roupas rosas e tem cabelos claros. Em Limeira, a jovem Tábata Daiane Leite, 20 anos, está no Orkut (site de relacionamentos) como a "Barbie Original".

Ela é loira, magra e com uma pele bem clara. A aparência realmente a faz ficar parecida com a boneca mais conhecida em todo o mundo. Com isso, apelidá-la é fácil. Ela conta que suas amigas a chamam pelo seu nome original, já os meninos, é pelo apelido Barbie.

AMOR DE PEQUENA



Tábata sempre gostou de rosa e da boneca da Mattel. "Quando eu era pequena tinha umas 40 bonecas, por ai. Minha mãe comprava um monte. Ela dizia que por ela teria várias também e alguns anos depois todo mundo começou a me chamar de Barbie, mas ela não está mais aqui para ver isso" , lamenta Tábata.

Sua mãe, Cristina, faleceu há um ano. Ao perguntar se a garota sente falta dela, a resposta é lógica e emocionante. "Muito, você não imagina o quanto. Acho que ela iria amar por ver sua filha parecida com uma. Ela me arrumava muito, praticamente me tratava como uma boneca", comenta. Tábata diz que o modo como se arruma e se maqueia deve à mãe, que sempre como a filha é hoje. Filha de boneca, bonequinha é.

Desde os 12 anos a jovem gosta de se arrumar. Para manter a cor do cabelo retoca a raiz todos os meses. Já no quesito roupa e maquiagem, ela gosta de usar tudo combinando, "e com muito brilho", ressalta. Rimel, lápis de olho, sombra, blush e batom. As cores não são só rosa, mas sempre nas mesmas tonalidades do vestuário. E para completar o visual, uma lente azul nos olhos castanhos esverdeados.
Tábata mudou a cor dos cabelos começando com algumas luzes e chegou a um louro bem claro. A cor original é castanho. Seus olhos também são cor de mel.

Se um dia já chegou a ter dezenas de bonecas, hoje seu quarto guarda somente seis. Foram as que restaram da época de criança e ficam hoje com os ursos de pelúcia.

BARBIE
A boneca foi criada em 1959 pelo casal Ruth Handler e o marido Eliot. O nome foi uma homenagem à filha Bárbara. A idéia surgiu quando o casal viu a criança brincando com bonecas de papel e trocando as roupas delas. Diferente das bonecas daquela época, Barbie surgiu com feições de adulta, praticamente uma top model, símbolo da beleza refinada e da juvende.

Anos atrás ela foi o brinquedo mais vendido principalmente para as crianças. Já hoje, a competição com a internet e brinquedos mais modernos fazem da marca uma sobrevivente. Na última sexta-feira, foi inaugurada uma loja-conceito da boneca em Xangai, China. Com seis andares e a decoração toda rosa, a esperança da Mattel é reviver o sucesso da boneca cinquentona.

A loja servirá como um campo de testes para o marketing da marca. Lá, as visitantes poderão criar suas bonecas. As vendas da boneca têm caído dentro da empresa que produz a loira mais conhecida do mundo. De acordo com a Mattel, as vendas da boneca caíram 21% no final do ano passado.

Nenhum comentário: