sexta-feira, 29 de maio de 2009

Segurança agora ou depois de alguma tragédia?

Será que agora (depois da matéria publicada pelo Jornal de Limeira sobre a falta de segurança na região) o poder público vai ouvir as reclamações dos moradores da região do Jardim Paulista, Morro Branco e outros bairros vizinhos ao novo campus da Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)?

O problema no local é velho. Tão velho quanto o abandono de uma das praças dos bairros, a Praça 1º de Maio. Em pouco tempo de redação de jornal fui pelo menos três vezes até essa praça para relatar as queixas dos vizinhos e moradores da região.

A praça não fica muito longe de um dos Distritos Policiais de Limeira. A proximidade, no entanto, parece não ter efeito nenhum para traficantes e baderneiros. Na minha última ida até o local comecei a conversar com uma senhora perto da praça. Não foi novidade ela não querer se identificar. Não deu o nome de jeito nenhum, só mostrou com indicações com os olhos onde algumas pessoas guardavam drogas.

Ela pedia que disfarçasse, principalmente quando alguns garotos passavam de bicicleta pela rua. Já conhece o perigo de se expor ou falar demais sobre o que, supostamente, não é da conta dela.

Mas, como parece que só tragédias tiram autoridades da zona de conforto, ainda deve demorar para a área da nova Unicamp ficar como os moradores desejam.

Nenhum comentário: