quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cidades da região de Limeira têm altos e baixos no emprego formal em abril

Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no início desta semana pelo ministério do trabalho e Emprego, mostram recuperação brasileira nos empregos com carteira assinada. Em Rio Claro e Cordeirópolis o saldo ficou negativo. Já Limeira, Piracicaba e Americana registraram variação acima do zero.

Alex Contin
LIMEIRA
19 maio 2009

O saldo do emprego formal no Brasil no mês de abril foi positivo pelo terceiro mês consecutivo este ano. Os números são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Ceged), que foram apresentados na última segunda-feira, dia 18, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

A diferença entre o número de admitidos e demitidos nos setores da economia brasileira apresentou a criação de 48.454 novos postos de trabalho. Algumas cidades do interior de São Paulo acompanharam os números animadores, outras, no entanto não.

NEGATIVOS

Rio Claro e Cordeirópolis tiveram uma variação negativa no emprego em abril. As demissões na indústria de transformação na primeira foi o principal fator que contribuiu para o número vermelho. No saldo total foram fechados 84 postos de trabalho em Rio Claro. O número corresponde a uma variação de - 0,16%.

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2009 o número também é negativo. Desde janeiro até o último levantamento apresentado pelo MTE, a cidade perdeu 388 postos de trabalho. Foram 7.628 contratações contra 8.016 demissões em 120 dias. Só no mês de abril, 1.678 pessoas conquistaram um trabalho com carteira assinada e 1.762 foram recindidos.

Desde outubro de 2008, quando a crise econômica mundial fez muitas pessoas perderem o sono no Brasil, Rio Claro registrou somente um mês com resultado positivo. Os reflexos dos problemas originados nos Estados Unidos foram sentidos pela cidade a partir de novembro.

Desde o penúltimo mês do ano passado até abril deste, o número de trabalhadores demitidos foram de 12.987 contra 11.313 admitidos, um saldo negativo de 1.674 postos de trabalhos fechados. Nesses seis meses, somente fevereiro teve uma variação acima do zero. Naquele mês o saldo foi de 144 novos postos de trabalho.

Já em Cordeirópolis, abril mostrou um saldo pequeno, apesar de negativo. Somente oito postos de trabalho foram fechados na cidade no mês passado. A variação negativa mostra uma queda na recuperação da cidade. Nos meses de fevereiro e março de 2009 os saldos foram positivos em 19 e 27 novos postos de trabalho, respectivamente. Assim como em Rio Claro, a indústria de transformação foi a responsável pelo maior número de demissões.

POSITIVOS

Em contrapartida das duas cidades vizinhas, Limeira, Piracicaba e Americana registraram números positivos. De todas, Limeira foi a que teve uma recuperação mais tímida. Após cinco meses de números negativos, a cidade registrou a criação de apenas 17 novos postos de trabalho em abril. A variação do mês ficou em 0,03%.

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2009, no entanto, o número continua negativo com um saldo de -1.239 empregos. O setor de serviços registraram um saldo positivo de 93 novos empregos que impulsionou o resultado final de abril. A área da indústria de transformação continua a demitir mais que contratar. Foram -135 empregos em abril.

Piracicaba e Americana tiveram variações de 0,56% e 0,46% respectivamente. Nas duas cidades, o setor de serviços também foi o responsável pelo bom resultado. Em Piracicaba esse setor criou 177 novos postos de trabalho; em Americana foram 163. A última, além de seguir o bom desempenho brasileiro no saldo total, também acompanhou os resultados nacionais na recuperação da indústria de transformação.

No anúncio dos números do Caged, o ministro comemorou as contratações registradas pelas indústrias de transformação. "É a primeira vez, em 2009, que esse saldo fica positivo, interrompendo a acentuada trajetória verificada nos cinco meses anteriores", disse Lupi.

Dos 12 ramos industriais pesquisados, quatro apresentaram um saldo positivo: alimentício, borracha, fumo e têxtil. De acordo com os números do Caged, abril teve a criação de 183 novas vagas de trabalho em todo o Brasil. Nos cálculos da cidade de Americana, a indústria registrou 86 novas vagas.

No Estado de São Paulo, o saldo também foi positivo. A diferença entre as contratações e as demissões geraram um saldo de pouco mais de 72 mil novos postos de trabalho em todo o território paulista.

Nenhum comentário: