sexta-feira, 8 de maio de 2009

Quando eu morrer quero ir pro Rio

Queimar no mármore do inferno ou viver uma felicidade eterna no céu? Não, quando eu morrer quero ser uma alma penada no Rio de Janeiro. (risos) Segundo dia por aqui e cada vez mais encantado.

Os alunos do Isca que estão na viagem foram hoje visitar o Cristo. Eu, muito esperto, não fui. Apesar do arrependimento de não ter tido uma vista privilegiada da cidade maravilhosa, conheci Ipanema. Só a praia, mas estive lá.

Enquanto andamos por aqui cada vez observo mais uma particularidade desse lugar. O Rio de Janeiro mistura a agitação e rotina de uma capital de estado e importante para todo o país com a maresia e o estilo de vida praiano. Andando pela região central, nas praias ou em outros lugares (pouco que conheci) é visível esse mix diferente. O mais legal é que com toda essa responsabilidade da cidade mais conhecida internacionalmente, o pessoal daqui é muito simpático.

Eu e a Fernanda pedimos uma informação a uma pedestre sobre a localização de um shopping e ela nos deu informações além sobre os andares e serviçops do local. Os artesãos de uma feirinha hippie daqui não querem só vender. Estão ali e conversam, se divertem com o turista. Aqui no albergue onde ficamos, os recepcionistas e funcionários também têm esse ar cordial com turistas.

Não sei como é a situação com os cariocas da gema, mas com quem é de fora é especial. Um dos fatores é a importância do bom trato e educação para manter a boa fama da cidade e dos serviços também. Já São Paulo, tente perguntar uma orientação na rua!?!

Na feirinha hoje conheci uma mulher chamad Marlúcia. Ela é formada em direito, mas não exerceu a profissão por conta da perda do pai - ficou muito chocada. Quando falei da simpatia do pessoal daqui ela comentou: "Em São Paulo o pessoal dá informação errada até, verdade isso?" Só me restou rir! A desculpa que ela mesma deu foi que o pessoal lá é muito trabalhador, no sentido de ter uma vida corrida. Mas simpatia é item de série, não opcional!

amanhã volta agendada para 15h mais ou menos - estamos lutando contra isso, mas amanhã tudo acaba. Próximos posts provavelmente de casa... óò