quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vida Real* - Panelão cultural: a concentração



A cultura em Limeira é uma panela. Ouvi essa afirmação há alguns anos, pelo menos cinco anos atrás, de um colega que fez um curso de teatro comigo em uma das oficinas da Oficina Carlos Gomes. Desde aquela época vejo esse colega ator e cheio de ideias de espetáculos na cabeça entrar e sair da biblioteca e andando próximo às ruas do Centro Cultural, com sua mochila, o óculos de armação redonda e a pele morena queimando no sol do meio dia. Depois de vários anos desse curso de três ou quatro meses com um oficineiro de São Paulo, quando nos encontramos o assunto que surge é sempre o mesmo se intensificando a cada diálogo perdido nos meses do ano.

"A cultura em Limeira é uma panela muito fechada", uma frase feita usada pelo colega. Como argumento para sua afirmação, esse ator expõe as tentativas de levar adiante projetos de peças alternativas, formação de um grupo de atores e as inúmeras solicitações de espaços para ensaios que ele faz às autoridades competentes da área.

O problema que esse ser pensante e perdido no meio de seus livros e projetos enfrenta é facilmente percebido quando se está no meio ou pelo menos recebe notícias dele. Há alguns posts abaixo, neste mesmo blog, está uma denúncia feita por uma professora de balé de Limeira. Ela deu aula durante muitos anos no centro Cultural e tem uma carreira sólida na cidade. No último final de semana, data marcada para suas alunas apresentarem o resultado das aulas de 2009, uma chuva atingiu a região central e acabou causando alguns transtornos para a equipe. Segundo ela, a água da chuva entrava pela porta dos camarins que dá acesso à praça onde o teatro está localizado. Além disso, ela infiltrava por entre uma pedra solta no andar superior e descia em direção às parte onde ficam as salas para a concentração dos artistas, logo embaixo do palco.

O texto, assinado pela bailarina, foi publicado na terça aqui no blog. Pois dias depois fico sabendo que o assunto repercutiu e ainda sobrou pra mim. Um dos profissionais do texto não gostou de ver seu nome envolvido e sendo citado. Fiquei sabendo que por motivos pessoais essa pessoa ainda poderia atrapalhar alguns planos que tinha para minhas aulas de dança. "Por motivos pessoais". O que é ridículo. Alguém que não é concursado, supõe-se que tenha a noção de que está de passagem pelo serviço público. Um cargo comissionado é dado e retirado de um trabalhador com a mesma rapidez nas trocas de governo e nas irregularidades de atuação. "Por motivos pessoais", deixar de cumprir com seu papel e pior, deixar de colaborar para com o desenvolvimento de uma equipe que está (ou deveria estar) no mesmo lado do campo, do lado público das opções culturais que Limeira oferece, é lastimável.

Não é a toa que meu colega ator dizia que Limeira é uma panela no quesito cultura. Quem tem costa quente se segura no cargo. Alguém que está a um "poder" de distância, ainda controla as atividades do meio e quem deveria estar a frente de novos projetos simplesmente mantém os velhos na posição de um administrador e não de um inovador para a área. Apesar de ser novo e de estar há pouco tempo na área cultural da cidade, conversar com pessoas mais experientes e uma observação atenta dos fatos, dão a capacidade para dizer que a cúpula do poder que comanda a área cultural da cidade é uma grande panela de pressão que só não apita e nem entra em ebulição porque, no momento, alguns impasses e erros de percurso estão desviando a atenção desses 'administradores' e destes 'costas quentes' que precisam se preocupar com expurgação de assombrações e algumas obras de arte 'desaparecidas'.

Há mais exemplos dessa panela, basta consultar a lista de membros de uma associação recém-criada para incentivar o desenvolvimento da cultura na cidade. Nada contra alguns membros da entidade, mas a mesma cúpula que está envolvida no parágrafo anterior tem membros neste segundo exemplo. Um pouco da culpa é desse meu colega ator que não abre a boca para reclamar e peitar quem barra seus projetos, que enfrenta quem diz não e encontra caminhos alternativos para mostrar que Cultura em Limeira, não está concentrada em algumas mãos.

*Versão on-line da minha coluna Vida Real, publicada mensalmente no Jornal de Limeira, aqui, porém, quando eu quiser.

Um comentário:

Priscila disse...

REALMENTE!
Cultura + Limeira = PANELÃO!!

esse ano comprovei em mtos momentos!!!!

é até absurdo algumas coisas que acontecem! =P

+ fazer o que né!?

tento fazer minha parte p/ q isso não continue..+ é bem mais complexo do que imaginamos né!?

Vou dar um exemplo simples...
uma Oficina que rolou em Limeira... onde cheguei lá e uma pessoa teve a CARA DE PAU de perguntar se EU TINHA FEITO INSCRIÇÃO... ¬¬

só faltou falar assim: COMO VC FICOU SABENDO? OQ VC TA FAZENDO AQUI? SE LIGA...!! essa Oficina é FECHADA.

hahaha
+ continuei lá..com a CARA DE PAU =P


+ vamo q vamo!
admiro quem tem coragem de expressar as coisas..claramente como vc viu Alex... Parabeéns pelo post! =D