terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Teatro Vitória pede socorro!

Recebi este texto da professora e bailarina Gláucia Bilatto. Além de muito bem escrito, vale a pena ler por conta do teor das denúncias!

No último final de semana, a Escola de Dança Gláucia Bilatto apresentou o espetáculo Sonho de Boneca com excelente público, apesar da forte chuva. O silencioso processo de deterioração do patrimônio histórico é acompanhado de perto por quem cresceu admirando a beleza deste prédio. A bailarina e professora de dança limeirense Gláucia Bilatto trabalha com cultura em nossa cidade, disse que ficou muito triste em acompanhar o descaso com o material humano e estrutural em que o prédio está sofrendo ao longo desses 13 anos. Construído no mesmo local do antigo Teatro da Paz, como Cine-Teatro Vitória, em 1940; reinaugurado em 15 de setembro de 1996, após reforma, com capacidade para 670 lugares, possuindo recursos de iluminação e sonorização, estando, hoje, apto a recepcionar espetáculos de grande porte com média de público de 400 pessoas por espetáculo.

No mesmo espaço, funciona a galeria de exposições com vasta programação e ótima frequência.

É de conhecimento de todos que as manifestações artísticas e culturais em Limeira nunca foram muito incentivadas. Por muito tempo se quer possuíamos um teatro para encenação dos espetáculos.

Depois de muito tempo reformou-se o atual Teatro Vitória, e conquistamos um espaço adequado para apresentação de espetáculos de dança, teatro e música. Mas infelizmente o setor responsável por administrar o teatro não parece estar muito a fim de promover a cultura local.

E para piorar a situação o teatro hoje se encontra com alguns problemas como a infiltração de água das chuvas no camarim, no hall de entrada e na galeria a água da chuva escorre pelas paredes devido ao mau funcionamento das calhas.

A parte hidráulica dos banheiros precisam de regulagem, pois estão vazando água constantemente, falta lâmpadas nos banheiros do camarim.

E então fica a chamada de atenção, será que não existe verba suficiente se quer para se fazer uns reparos?

O diretor do teatro Carlos Jerônimo Vieira, alertou que estavam funcionando com apenas o básico, devido à falta de funcionários, ele próprio acumula várias funções.
Em Limeira, o prédio do Teatro Vitória precisa de reparos urgentes e o espaço sequer tem faxineiras, técnico de som, recepcionistas. Vários cargos ainda não foram ocupados e, no momento, o diretor do teatro diz que querem contratar funcionários, mas está difícil, porque esbarram em questões burocráticas e financeiras.

O competente técnico de luz Valdemir Correa, é alma deste teatro, está sobrecarregado de trabalho, tendo que desempenhar várias funções ao mesmo tempo, controlar a luz, recepcionar as pessoas, conter os vazamentos das chuvas no momento do espetáculo. O técnico de som Pedro Rodrigo Drago estava no sábado como voluntário auxiliando com muito empenho desde as 8h30 da manhã, na montagem do palco e preparativos, à noite também ajudou no momento da chuva. No camarim, mães voluntárias tentavam controlar a água que escorria aos montes pelas paredes do camarim, para evitar que nossas pequenas bailarinas molhassem as sapatilhas. E como todo bom espetáculo não pode parar..., o público se encantava com o que se passava no palco, mas nos bastidores foi uma correria para conter a água, sem faxineira, sem panos, rodos, vassouras, baldes etc... , relata a professora Gláucia.

Na penumbra do espaço cênico, todas as atenções se voltam para o palco e pouco se nota o estado de conservação do Teatro Vitória. Quando as luzes se acendem, no entanto, surgem manchas no carpete, alguns estofados rasgados, o cheiro de mofo. Na parte externa, a fachada está pichada.

Uma solução rápida para este problema das chuvas, na opinião de Gláucia Bilatto, seria a colocação de toldos nas entradas do camarim, hall e platéia, reparo, limpeza ou troca das calhas, regulagem nas válvulas hidráulicas dos banheiros (para evitar o gasto constante de água), a contratação de mais funcionários como: técnico de som, faxineiras, recepcionistas etc...

Este apelo eu faço em nome deste teatro maravilhoso, patrimônio da cidade de Limeira, para que os órgãos responsáveis olhem mais por nossa cultura, pois através da arte temos a esperança de um mundo melhor, vamos cada um fazer a sua parte, e cuidar do nosso bem coletivo, o Teatro Vitória.

Nenhum comentário: