terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pop arte em muitas cores e até sabores no Teatro Vitória

Obras mostram a criatividade de alunos do Núcleo de Cultura

Muitas cores, materias reciclados, recortes de revistas e ícones da cultura pop fazem parte da nova exposição dos alunos do Núcleo de Cultura do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). Na tarde de ontem, professores e integrantes do projeto abriram a exposição "Pop Arte" no saguão de entrada do Teatro Vitória. Ao todo, 18 obras ficarão no local até o dia 25 de novembro disponíveis para a visitação dos integrantes do projeto e da população em geral. Junto dos trabalhos dos alunos de 18 Centros Comunitários de Limeira também estão obras feitas pelos professores de artes plásticas integrantes do projeto. As nove obras reunidas na exposição "Almah" retratam a identidade dos professores do núcleo.

A entidade que todos os anos realiza exposições como resultado das aulas resolveu trabalhar o tema Pop arte inaugurado pelo artista Andy Warhol, entre as décadas de 1950 e 1960. De acordo com o coordenador do núcleo, Vagner Fernandes, o objetivo foi trabalhar com os alunos a "possibilidade de dar uma ressignificação para os objetos de cada dia, das coisas banais que os alunos encontram no dia a dia", diz.

Na exposição, uma mesa velha se transformou em arte com uma bandeira dos Estados Unidos feitas nas cores do símbolo nacional brasileiro e imagens de Michael Jackson em amarelo. O astro que falesceu este ano também se transformou em uma outra obra de fundo rosa e sua sombra preta de braços abertos. Além dele, os alunos também deixaram suas mãos estampadas em um pedido de paz, seus rostos foram retratados lado a lado lembrando a imagem clássica feita por Warhol com a atriz Merilyn Monroe e a reprodução de figuras de mangá como os personagens do anime Dragon Ball Z. Fernandes comenta que esses elementos fazem parte da cultura popular de hoje e foram retratadas pelos alunos dos centros comunitários.

De acordo com a professora do Centro Comunitário Amparo, Flávia Pereira Carvalho, trabalhar pop arte com os alunos foi "entusiasmante". Ela conta que muitos alunos só tinham ouvido falardo estilo nas aulas da escola e nunca se aprofundaram nem realizaram trabalhos inspirados no tema. "Os alunos corresponderam de uma forma motivadora, eles não conheciam a pop arte e até inovaram na elaboração da obra deles", conta. Os alunos da artista trouxeram para a exposição uma salada de frutas. A sobremesa, colorida e de frutas variadas foi pensada como uma forma de fazer o caminho inverso feito pelos artistas da pop arte. "Os artistas daquela época criticaram o consumismo e a alimentação em suas obras, nós transformamos a arte em alimento", conta Jéssica Meira Pereira, 15 anos. Ela conta que pensaram na salada de frutas por ser uma alimentação saudável e colorida, atributos que corresponderam com as características das obras feitas por Warhol e seus seguidores.

As exposições "Pop Arte" e "Almah" fazem parte da 4ª Mostra de Arte e Talento do Ceprosom e ficará no Teatro Vitória até o dia 25 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.


Nenhum comentário: