sábado, 13 de setembro de 2008

Pensando no vereador...

Concordo com o post do Rodrigo Piscitelli (Félix e a pobreza alheia) sobre a impossível perda do atual prefeito Silvio Félix.

Como comentei há algum tempo aqui neste blog, ele é muito mais um administrador que político. Um administrador que não valoriza muito motivação e valores humanos, mas não resta dúvida que soube administrar muito bem esses quatro anos.

Na minha opinião Félix foi contagiado pela política nesse primeiro mandato que está quase no final. Rodeado por políticos, o prefeito e candidato, pegou aquela malícia deles, um pouquinho de jogo de cintura de personalidades políticas de Limeira. (Boas ou não, "prefiro não comentar!")

Como Félix está reeleito, nos resta cutucar os candidatos a vereador! Vendo as recomendações, requerimentos, projetos de lei e pautas da Câmara, imperam coisas idiotas e inúteis de nomeações, medalhinhas para o zé da esquina e dias e mais dias d copo de fanta, dia da unha encravada e dia do buraco da rua de casa (que não existe).

Onde está a fiscalização do Executivo? Por que não verificam as contas da prefeitura, deixam para o TCU (Tribunal de Contas da União) e depois vem um release da prefeitura - TCU aprova contas de 2006 que deveria chamar "Graças a Deus não pegaram as contas fraudulentas para verificar"...

Deveriam cobrar mais e diminuir as aparições em eventos e inaugurações, com sorrisos lindos (nem tanto...) para os milhares de flashes, ainda mais quando a imprensa regional está presente. Difícil decidir por um candidato a vereador, quero votar em uma oposição ferrenha, que pegue na unha encravada do executivo.

Acho que a população deveria enxergar de forma mais clara o porquê de votar em um vereador. "Vou votar nela por que fala muito bem, tem boa postura e está na Câmara há quase um século", "Vou votar nele por que mora no meu bairro..." ou "Nossa... ele é candidato? Vou votar nele por que aparece na TV todo dia".

Sem questionar a seriedade destes candidatos, acho que a população deveria dar o voto para a oposição. Seria muito interessante ver uma câmara cheia de oposição QUE NÃO SE CORROMPAM COM OS SEUS IDEAIS NO MEIO DO CAMINHO, se entrar contra, que fique contra até o fim.

Infelizmente Félix não tem concorrentes tão competentes quanto ele. A Ana Carolina colocou em seu plano de governo a extinção do Ceprosom e três propostas de lazer para a cidade: "1. tirar o zoológico do centro; 2. Colocar o zoológico no horto; 3. Comprar mais animais para o zoológico". Vou parafrasear um profissional que ouvi: "Na administração dela os limeirenses só vão para o zoológico".

QUE ABSURDO

Como tem coragem ainda de concorrer? E ainda faz pose de séria... Os outros candidatos até tentam, talvez vençam pelo cansaço, mas mesmo assim vai ser difícil. Também sou contra a reeleição, defendo um mandato de seis anos, pois dos quatro atuais dois anos são gastos pensando nas eleições... (o pós e o pré eleição). Assim que Félix assumir começarão as discussões sobre os candidatos do pleito de 2012, como acontece na União.

Os perdedores desse ano poderiam começar então a fazer cursinho para prefeito. Estudar a Constituição Federal (claro, tem gente querendo passar por cima da União...), Lei Orgânica e todas as leis possíveis, além de cursinho de contabilidade, gerência, recursos humanos e todos os cursos possíveis que encontrarem por ai.

Quem sabe ano na próxima eleição os limeirenses não terão candidatos mais competentes. Enquanto isso, continuo pensando no vereador que vou votar.

Nenhum comentário: