segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Agora sim as eleições

Acabei de chegar de uma volta no Centro de Limeira. O que vi me fez lembrar esse último sábado e uns comícios de quando era criança. Parafraseando um dos candidatos a prefeito: "as eleições são decididas nos últimos 15 dias". A maioria dos candidatos da cidade deve ter adotado esse pensamento. O número de propagandas nas ruas cresceu muito.

Esse sábado que passou, enquanto dava minhas aulas no Museu só ouvia os milhares de carros de som com os jingles dos candidatos. Não parei nem para contar a quantidade de carros que tinha nas ruas da região central, iria perder a conta fácil. Cartazes então, tomaram as avenidas, canteiros e esquinas. Agora sim a cidade está com cara de eleição. O problema é a sujeira que esses candidatos fazem. Estão pagando para distribuirem os santinhos e planos de governo. Vão pagar para limpar as ruas e calçadas depois do dia 5? Duvido muito.

Um outro ponto é o fato de o atual prefeito, Silvio Félix, ter "fugido" das entrevistas que o Jornal de Limeira fez com todos os candidatos. Já com a eleição ganha deve ter ficado com medo de responder uma entrevista aberta. Ir com as respostas na ponta da língua e com as perguntas pré-definidas é fácil. Enfrentar a inércia de uma conversa é que o bixo pega.

Tive a oportunidade de acompanhar duas entrevistas dessa série. Foram quatro: Ana Carolina, Luzenrique Quintal, Samuel Gachet e Osmar Lopes. Os dois últimos perdi por um motivo nobre (fui receber meu computador em São Paulo). Já os dois primeiros participei e perguntei. Para mim foi algo novo e interessante, como tudo quando se é um foca. Foi até engraçado em alguns pontos. Ver o despreparo dos candidatos em assumir uma empresa pública tão grande e com tamanha responsabilidade.

"Você está preparado(a) para assumir a prefeitura?" perguntou um dos repórteres.

"Acho que ninguém está preparado efetivamente" - repondeu o(a) candidato(a).

COMO NÃO? São quase 300 mil habitantes que dependem das decisões e projetos de um prefeito. Como entrar na briga sem estar preparado efetivamente? O candidato ainda foi corrigido pelo coordenador de campanha, e foi uma chamada na orelha bem interessante, na frente de três profissionais.

Enquanto isso, sigo pensando seriamente em qual candidato a vereador vou votar. Está difícil!

Nenhum comentário: