sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Constatações interessantes

Cheguei há pouco tempo da inauguração do novo campus da Unicamp de Limeira, a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Queria muito ir para observar toda a movimentação que a imprensa local faz quando ó governador, ou outro político famoso está na cidade. No caso de hoje foi o governador José Serra. Vários jornalistas, câmeras e fotógrafos se amontoando para registrar a fala do governador foi uma cena interessante de se observar.

A primeira constatação mais interessante foi a manifestação de alunos do Ceset/Unicamp e a resposta de Serra à barulheira que eles faziam enquanto autoridades discursavam. Eles pediam moradia no campus da Unicamp, diziam que não têm segurança onde estudam, entre outras reivindicações. Serra, no início de seu discurso elogiou a Unicamp dizendo que é uma das instituições que mais registra patentes no Brasil. Usou essa informação para tentar calar os estudantes: "Em matéria de chateação essa merece uma patente." Foi vaiado e aplaudido. De todo o evento foi a única fala que eu anotei, a mais interessante pra mim, pois não estava ali para fazer a matéria da inauguração, mas sim para observar. Observação fez meu tio, Gino Contin Jr. logo após a declaração de Serra: "Como é que um ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) é contra um movimento estudantil?" Pode-se pensar no assunto...

O segundo ponto foi ouvir de uma loira azeda e infeliz a seguinte frase: "A imprensa é um pé no saco." Pé no saco deve ser a vida dela, ou ela própria na vida dos outros... Ela falou isso enquanto observava o governador dando uma coletiva, com vários repórteres se amontoando para tentar tirar declarações dele. Primeiro que foi uma falta de organização total. Não reservaram um local descente para Serra responder as perguntas da imprensa. A imprensa precisa de respostas, não é todo dia que o responsável pelo Estado vêm para Limeira... se vira nos 30 e consegue algo.

Uma funcionária da assessoria do estado chegou até nossa equipe, logo quando chegamos, dizendo: "Por que vocês não deram nenhuma notícia do góvi hj aqui na cidade?" Que informalidade!?! Já entregou de cara que a organização do evento seria pífia, pela qualidade da assessoria... A prefeitura daqui de Limeira realiza eventos bem melhores! Não havia água suficiente, nem reserva.. precisaram ir comprar mais caixas fora de lá. Até teve um coffee break, mas em outro lugar e reservado para imprensa e autoridades. (Diga-se de passagem que estava gostoso... hauhahua)

E a última observação e mais curiosa foi ver a patrulheira da Assessoria tomando notas das falas das autoridades. No meio de vários jornalistas, alguém anotando dados e falas só poderia estar captando informações para um possível texto jornalístico. Fiquei observando de longe. Perguntei pra uma pessoa que estava ao meu lado, e não soube me responder se a tal patrulheira estaria preparando algum release. Pedi para observarem o que tanto ela escrevia no caderno, e me disseram que eram mesmo as informações sobre o evento - de dados estatísticos, números gerais sobre a Unicamp, até se enfiar no meio de todos os jornalistas na hora da muvuca da coletiva para tentar ouvir o que Serra dizia. Não resisti e perguntei "Está fazendo release", ela confirmou, "Sim". Pouco depois: "Vai querer fazer faculdade de jornalismo?", "Não", me respondeu com uma cara desanimada. Então mate minha curiosidade "Por que vai fazer release então?", "para ajudar o pessoal da assessoria".

Hmmmmmmmmmmm com tanto estagiário lá, qual a razão de uma patrulheira tendo tal experiência? São observações superinteressantes que nós (estudantes de jornalismo) podemos fazer sobre situações diversas: a manifestação dos estudantes, pouco caso com a imprensa, falta de organização... mas não, alguém que nem terminou o colegial, muito menos pretende seguir carreira, fazendo algo que não é de sua alçada.

Mais interessante ainda é questionar a assessoria se a patrulheira estava mesmo fazendo o release e negarem veemente. "A assessoria está muito devagar, fala para o seu chefe isso", ouvi um dos jornalistas da redação dizendo ao telefone com um estagiário de lá. E não é a única reclamação, basta tocar no assunto que manifestações diversas, e sempre contrárias, surgem. Até tento defender quando sei que o problema são os funcionários públicos e comissionadas que atrapalham o serviço deles - sei muito bem como é isso, têm medo de dar qualquer tipo de declaração, ou escondem algo (o que não acho ser difícil, pois escondem mesmo) ou pensam que a imprensa é um pit-bull raivoso. Mas quando o problema é qualidade de quem trabalha no local, dai a figura muda...

Um comentário:

Rita Garcia disse...

Que saudade de ler vc assim! Autêntico e provocador, mas com a sutileza que só vc tem.

Assessorias? Dinheiro fácil. Trabalho zero. Falta de informação e respeito!