terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Conhecendo o Brasil em Números" - dados interessantes para estudantes e jornalistas



Depois de comentar minha saudade por escrever reportagens sobre economia, principalmente sobre mercado de trabalho e comércio exterior, resolvi navegar um pouco no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e encontrei algo bem legal. Por estar imerso nos estudos, acabei não acompanhando mais as publicações do site do MDIC e hoje encontrei um "relatório" com várias informações bem interessantes sobre o Brasil.

A publicação se chama "Conhecendo o Brasil em Números". Foi lançado em junho deste ano. Se foi por motivos eleitorais, não sabemos, mas os dados que o arquivo trás parecem ser confiáveis e bem úteis para jornalistas, economistas, toda uma gama de profissionais que dependem desse tipo de informação para seu trabalho diário. Além deles, quem também pode tirar proveito da publicação são os estudantes. Nas aulas de geografia brasileira e até geral, várias vezes nos deparamos com tabelas de dados e gráficos de evolução do PIB, população entre outras variáveis que fazem parte do panorama do país.

Sem nenhum compromisso, curiosos também conseguem algumas informações interessantes ali. Um das tabelas, na página três, traz dados sobre infraestrutura do Brasil. Junto dos dados sobre extensão territorial e número de habitantes, a tabela mostra a quantidade de celulares, telefones fixos, estações de rádio e retransmissores de TV.

Os números são do ano passado, provavelmente fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e mostram que no país há 179 milhões de telefones móveis contra 41,7 milhões de telefones fixos. Se compararmos com a população total do país - 189.953.000 em 2008 -, são praticamente um celular para cada 1,06 pessoas... melhorando este número, aproximadamente 6% da população não tem um telefone móvel. Dá para imaginar o quanto as operadoras de celular não faturam anualmente e fica claro o motivo de tanta propaganda para a massa consumidora. Vejam a tabela abaixo com mais informações:



Para os estudantes, em especial pré-vestibulandos, as tabelas como "Indicadores Sociais do Brasil" (pág. 4), "Acordos Comerciais em que o Brasil é Parte" (pág. 25) e "Brasil no Mundo - Produção e Exportação de Produtos Selecionados" (pág. 24) são bem úteis. Essas tabelas, como exemplo uso a primeira, mostram como está a expectativa de vida no Brasil, quantidade de brancos, negros, índios e outras etinias e, na minha opinião o dado mais triste, a média de anos de estudos para pessoas com mais de 15 anos: 7,4.

Estudar apenas 7,4 anos é praticamente nem completar o Ensino Fundamental, etapa obrigatória na educação de uma pessoa. Não é sem motivo que a participação política da população decai tanto com o passar das décadas. Exemplo disso é a falta de manifestações sociais como as de 1964 relatadas por Zuenir Ventura em "1964, o ano que não terminou" e movimentos da década de 1980. Falta de estudo torna a grande massa cada vez mais manipulável pela elite da comunicação e pelos políticos populistas. Tudo é festa, tudo é bom quando o dinheiro vem fácil e o voto é garantido. Parece que parte da população está acomodada com a simplicidade que o governo oferece e não quer brigar pelo direito de uma educação de qualidade.

Enfim... isso seria tema para um outro post... mas um detalhe adicional da tabela mencionada: taxa de analfabetismo está em 10% da população. Se 10% é analfabeta e o resto estuda em média 7,4 anos, o que é da intelectualidade do país?

Quem ficou interessado pelas informações do Ministério, acesse este link direto (aqui). Lá você encontra o arquivo para fazer o download.

O site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também tem mais publicações, notícias e informações bem legais para quem gosta de economia e áreas afins. Acesse: www.mdic.goc.br.

Peguei algumas informações lá e quero escrever mais algum post para o blog sobre eles... em breve coloco aqui.

Um comentário:

Milena de Castro disse...

Querido Alex. Muito boa essa matéria opinativa sobre os números do Brasil. A propósito, o Jornal da TV Cultura na última 6.a feira informou que o número de celulares no país já ultrapassa o de brasileiros. Vale checar.

Saudades das nossas conversas.