terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Bebedeira narcicista e egoista de ignorar os outros..."

Estava olhando as indicações de quem seguir no Twitter e encontrei a página do Arnaldo Jabor (@Arnaldo_Jabor), que particularmente sempre gostei de ler, assistir e ouvir. Me deparei com o vídeo abaixo exibido no Jornal da Globo do dia 22 de julho deste ano. Nele Jabor comenta sobre o caso da morte do filho da Cissa Guimarães e os "machinhos ricos" no trânsito do Rio de Janeiro. Vejam o comentário:



Infelizmente não é só o Rio que precisaria de uma lei como esta. Talvez ela devesse ser apresentada para os chefões dos poderes públicos federais para tentar inibir um pouco mais esses machinhos do trânsito brasileiro. Em Limeira (SP) também há aqueles que se sentem os todo poderosos quando estão com as mãos no volante. E sabe o que é mais engraçado? Quando vejo um comentário como o do Jabor sobre trânsito e os ignorantes atrás dos volantes, na hora me recordo de um desenho bem antigo da Disney, do Pateta como "Sr. Willer, o Motorista". Vale a pena assistir também:



Mesmo em uma cidade do interior de Limeira, pequena em relação às capitais carioca e paulista, a educação no trânsito parece ser zero. Falta de sinalização, alta velocidade, desrespeitos aos sinais e placas ou às vagas de estacionamento (carros parando em lugar de moto e vice-versa). E quem deveria controlar o trânsito se torna tão ignorante e sem educação quanto os motoristas.

Hoje mesmo minha mãe chegou em casa toda revoltada com os laranjinhas (agentes de trânsito de Limeira) que colocaram cones em uma das rotatórias que dá acesso ao Centro da cidade, deixando o trânsito confuso e sem nenhum tipo de sinalização. O motivo dos cones, segundo ela, foi um cano estourado na região da escola Senac. Porém, antes de saber do motivo ou perceber que a sinalização a levou para a contra-mão, um dos laranjinhas já estava anotando a placa de nosso carro e outro, num tom nada amigável já proferia: "Não sabe que está na contra-mão, minha senhora?"

Se fosse eu já responderia: "E onde estavam vocês que não ali na frente dos cones orientando o trânsito?". Porém, na hora me acusariam de desacato a funcionários públicos. Todos têm na ponta da língua dos seus direitos e os deveres alheios, mas fecham os olhos para suas atribuições básicas...

Para finalizar, uma frase do desenho: "Os tolos pisam onde os anjos jamais ousariam pisar". Os pedestres não valem nada para esses motoristas...

Nenhum comentário: