quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bento XVI admite demora da Igreja em resposta a denúncias de pedofilia

Direto do Estadão.com.br (http://migre.me/1jPK4)

"EDIMBURGO - O papa Bento XVI reconheceu nesta quinta-feira, 16, pela primeira vez que a Igreja Católica não foi suficientemente atenta, veloz e decisiva na resposta a casos de abusos sexuais a menores por padres .

Na viagem ao Reino Unido, mais um dos locais onde foram registrados nos últimos anos inúmeros casos de padres pedófilos, o papa voltou referir-se a estes escândalos e expressou sua "profunda tristeza".

"Tenho de dizer que sinto uma grande tristeza. Tristeza porque a autoridade da Igreja não foi suficientemente vigilante, nem suficientemente veloz, nem decidida para tomar as medidas necessárias", disse Bento XVI aos jornalistas que o acompanhavam no avião de Roma para Edimburgo.

O pontífice ressaltou a necessidade de oferecer ajuda psicológica e espiritual às vítimas. Sobre os padres pedófilos, o papa disse que não se deve permitir que estas pessoas culpadas se aproximem dos jovens."


***

Vale lembrar um pouquinho da história da Igreja Católica num caso como este. Lá na Idade Média, pouco antes de quando as nações européias começaram a se fortalecer após o período do feudalismo, essa "instituição" começou a colecionar terras e aumentar seu poder supranacional.

Um dos primeiros pedacinhos de terra foi doado por Pepeino, o Breve, rei dos francos. Seu pai, Carlos Martel havia derrotado os muçulmanos que estavam em expansão no século VIII na Batalha de Poitieres e cai na graça do papa de então. Depois do episódio, seu filho derrotou os lombardos que estavam ameaçando o papa e após expulsá-los da região, deu a terrinha para a igreja.

O poder e as propriedades da igreja começou a aumentar (até a queda desse poder com a Reforma de Lutero). A questão de tudo isso é que com a ganância do poder centralizador, os padres foram impedidos de se casarem. A medida era estratégica, sem herdeiros, as terras onde esses padres moravam não seria dividida, mas voltaria para a igreja.

E como está a igreja hoje? Ela não parece mais ter problemas com heranças... alugam casas para os padres nos bairros das igrejas que comandam, eles trocam de carro sempre que podem (carros bons diga-se de passagem) e ainda abusam de crianças porque são impedidos de se casarem. Por que não legalizarem o casamento? vai saber...

Nenhum comentário: