terça-feira, 8 de junho de 2010

Clássicos de Literatura Econômica

Para quem adora economia, assim como eu, aqui via uma dica interessante do Ipea:

"A Diretoria de Estudos Macroeconômicos (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reeditou a publicação “Clássicos de Literatura Econômica”, lançada originalmente pelo Ipea/Inpes em 1988. O livro original, que ganhou versão eletrônica e consta em CD anexo à obra, continha textos clássicos de macroeconomia e microeconomia.

"Esta terceira edição apresenta artigos de macroeconomia selecionados e traduzidos no começo da década de 1980 e publicados, inicialmente, na revista Literatura Econômica, entre 1983 e 1987. São eles “A instabilidade do capitalismo”, de Joseph Schumpeter; “Algumas observações sobre a “Teoria de Keynes”, de Michael Kalecki; “Teorias alternativas da taxa de juros” e “A teoria ex ante da taxa de juros”, de John Maynard Keynes; “Teorias alternativas da taxa de juros: réplica”, de Bertil Ohlin; “O Sr. Keynes e os ‘clássicos’: uma sugestão de interpretação”, de John Richard Hicks; “Moeda, capital e outras reservas de valor” e “Uma abordagem de equilíbrio geral para a teoria monetária”, de James Tobin; e “Inflação e desemprego: a novidade da dimensão política”, de Milton Friedman.

"O lançamento desta edição de Clássicos de Literatura Econômica é parte de um programa institucional do Ipea de republicação de diversos de seus livros que marcaram o estudo de Economia e Ciências Sociais no país. Este livro contém ideias essenciais para aqueles que desejam contribuir para a formulação de uma macroeconomia voltada à promoção do desenvolvimento."

Veja o livro na íntegra

Nenhum comentário: