sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"A imaginação econômica" (A Grand Pursuit)



Aproveitando o embalo nos posts, resolvi escrever sobre um livro que estou lendo: "A imaginação econômica: gênios que criaram a economia moderna e mudaram a história" de Sylvia Nasar. Não tenho a capacidade crítica de um especialista para criticar, mas achei que o subtítulo força um pouco a barra. No entando, o livro é bem interessante como uma obra para se olhar a economia política através dos bastidores.

Nasar não se foca apenas nas teorias de Marx, Keynes, Schumpeter e outros nomes fortes da economia, mas também vai traçando uma sequência cronológica de fatos das vidas destes e de outros autores aliando vidas pessoais, acadêmica e política de cada economista, acontecimentos na política e economia mundiais e as teorias propostas por estes grandes nomes da economia no contexto exato em que cada "imaginação econômica" ganha seus adeptos.

Ainda não sei ao certo, mas dizer de gênios que mudaram a história pareceu-me um pouco forçado demais, uma vez que alguns dos nomes que Nasar cita sequer passou pela boca de algum professor de Economia nestes dois anos de curso. Entretanto, como acabei de dizer, SÓ foram dois anos e História do Pensamento Econômico é uma matéria que tarta para chegar, portanto, minha crítica é totalmente infundada. Além disso, retomei a leitura apenas agora. Como comentei no post anterior, este semestre foi cheio o suficiente para ocupar uma grande parte do meu tempo.

Enfim, vale a dica para quem quer ler algo sobre economia que não sejam modelos, teorias e estatísticas. O livro de Nasar consegue traçar um tripé muito legal entre vida, contexto e teoria de cada autor e esses fatos ajudam muito a visualizar quais foram as influências que cada autor teve ao ter a tal ideia brilhante para suas teorias que "mudaram a história".

Para mais informações sobre o livro e sobre a autora, consultar o site da Cia das Letras.

Nenhum comentário: