quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um ditadinho vai bem...


É inevitável: um serumano não deve parar de estudar nunca - pelo menos não enquanto estiver ativo no mercado de trabalho e se importar em crescer ou se manter num emprego. O jornal do SBT mostrou uma reportagem sobre os erros abssurdos que são cometidos por estudantes universitários em provas de selessão para emprego e estájio. Neças horas pensamos que aqueles imaius que chegam na nossa caicha de entrada são mentira... como alguém pode excrever coisas tão erradas no Enem ou num vestibular concorrido? Mas a reportagem fez questão de mostrar algumas provas e é ezpantoso!

Mas o pior não é o fato de escreverem errado, mas sim o público que está errando: alunos de arte e design, pedadogia e jornalismo!!! Um erro ou outro vai lá, mas uma prova praticamente vermelha de tantos erros que ultrapassam o ridículo é demais... O problema deve ser o fato que as pessoas, ao saírem do ensino médio, simplesmente se esquecem ou se negam a continuar estudando ou pelo menos treinando nem que seja digitando textos no word para ver quais palavras aparecem com aquela cobrinha vermelha na parte de baixo!! É tão simples, mas muitos preferem confiar no corretor ortográfico e se perdem na hora de escrever com um lápis ou caneta. (Quem já não se sentiu até estranho ao ter que escrever depois de um dia inteiro no computador, ou depois de uma férias inteira sem nem tocar em um caderno e em uma caneta?

Com o inglês ou qualquer outro idioma é a mesma coisa. Percebi há algum tempo que sete anos de aulas de inglês ficaram guardadas numa gaveta do meu cérebro que simplesmente requer um pouco mais de esforço para ser acessada que o normal. Solução: exercícios!

As vezes temos um tempo ocioso, nada para fazer, sem vontade de ler e sem nada de útil para fazer na internet... não custa nada caçar exercícios de ditado ou de gramática no Google. Os resultados vêm fácil e encontrar bons sites não é tão difícil quanto parece. Em uma pesquisa rápida encontrei três sites, dois de ditados em português e um em inglês, para indicar. Testei os três e gostei. Segue a lista...

Uol Educação - Ditados para Ensino Fundamental (esse requer assinatura do Uol)

Escol@24horas - Ditado Virtual (esse é de graça e foi bolado num sistema muito bom. Tem inclusive ditado sobre a nova ortografia do português. Muito bom!)

EnglishClub.com - Dictation (esse também é de graça e oferece níveis diferentes. O sistema é um pouco trabalhoso, mas eficiente: ele oferece duas velocidades de ditado para cada sentença, você digita e depois corrige com a frase original - ele não tem autocorreção. O site parece ser bem útil, mas vai ficar nos meus favoritos para as horas de ócio futuras)


Última observação: por incrível que pareça esses erros comuns (ou pegadinhas da ortografia) são ensinados no Ensino Fundamental e reforçado no Médio e em alguns casos na universidade (lembro de ter aulas de português nos dois primeiros semestres na graduação de jornalismo) e mesmo assim dá-se tão pouco valor ao português.

[Bom esclarecer antes que eu veja uma pedreira vindo na minha direção: não sou exemplo para ninguém, se procurar aqui irão achar erros, mas uns ou outros acabam passando por descuido]

Nenhum comentário: