terça-feira, 17 de abril de 2012

Smith e a atualidade

Apesar de várias contradições e ambiguidades na obra de Adam Smith "A Riqueza das Nações: uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações", de 1.776, há passagens e citações que, incrivelmente, são extremamente atuais:

"O homem que passa a vida inteira executando algumas operações simples e cujos efeitos talvez sejam sempre os mesmos ou bastante parecidos não tem oportunidade alguma de usar sua mente ou aproveitar sua capacidade inventiva para descobrir expedientes para vencer dificuldades que nunca ocorrem. Portanto, ele perde, naturalmente, o hábito deste esforço e, geralmente, fica tão "burro" e ignorante quanto uma criatura humana se pode tornar. O torpor de sua mente o torna não só incapaz de apreciar ou de manter qualquer conversa racional, como também de conceber qualquer sentimento generoso, nobre ou terno e, consequentemente, ter qualquer opinião até sobre muitos deveres rotineiros da vida cotidiana." (SMITH In HUNT, p. 59)

Essa foi uma citação escolhida por E. K. Hunt para explicar os efeitos do capitalismo, da acumulação de capital e de sua consequente divisão do trabalho sobre a maioria dos trabalhadores. A citação está no livro "História do pensamento econômico: uma perspectiva crítica" (2005). Não é facilmente adaptável à realidade de grandes, médias ou até pequenas empresas, multinacionais ou nacionais, espalhadas por essa selva capitalista?

 Agora um detalhe curioso do livro de Hunt. Na página onde tem a ficha catalográfica da obra está escrito o seguinte: "Nem a editora nem o autor assumem qualquer responsabilidade por eventuais danos ou perdas a pessoas ou bens, originados do uso desta publicação" (aí sim é pra rir!!!)

Nenhum comentário: