quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Procurando emprego...

Você já foi demitido alguma vez? Pelo menos ficou sabendo o motivo do seu desligamento?

Eu nunca tinha sido, mas como tudo tem uma primeira vez na vida, hoje faço parte do grupo de desempregados do Brasil e devo entrar em breve para as estatísticas da Caixa Econômica Federal como mais um beneficiário do seguro desemprego.

O mais legal de tudo é que ao querer saber o motivo do desligamento o departamento de Recursos Humanos não soube responder e meu (ex-)chefe se limitou a dizer: "Me reservo o direito de não te falar o motivo da demissão nesse momento". Falar o quê?

Bom... boa pra frente!

Agora falo que sou um jornalista disponível no mercado. Tenho dois anos de experiência em Assessoria de Imprensa e quase dois em jornal diário. Quando estava no segundo ano da faculdade comecei a trabalhar na Assessoria Geral de Comunicações da Prefeitura de Limeira. Entrei como uma espécie de "radio-escuta", na verdade fazia os clippings dos programas de rádio de Limeira, principalmente os da oposição. Dai passei para o atendimento da imprensa. Fiz curso de Cerimonial e Protocolo no Senac em 2007 para poder ajudar no planejamento de eventos feitos pela Assessoria.

Em março de 2008, no quarto ano de faculdade e há dias de encerrar o contrato de dois anos de estágio com a prefeitura, fui aprovado no processo seletivo do Jornal de Limeira. Não lembro ao certo quantas pessoas fizeram o teste, mas eu e uma amiga de curso, Eliara Clemente, passamos e demos início em nossa vida de jornal diário. O trabalho como estagiário começou com pautas de Cidades e também para uma editoria chamada Proibido para Maiores. Depois de formado, e graças à meu antigo chefe, Rodrigo Piscitelli, fui efetivado na empresa como Auxiliar de Redação, cargo no qual fiquei registrado até hoje às 13h.

No Jornal de Limeira, depois de meses como repórter de Cidades passei a ser uma espécie de "editor" de Variedades e dos suplementos semanais Caderno de Domingo e Jornal da TV. Digo "espécie de" porque o trabalho era só na prática e não no registro. Assumi essa função em junho de 2009 no lugar de uma outra jornalista que foi desligada da empresa, a Kelly Camargo. No período que fiquei a frente das editorias propus uma mudança editorial e logística nos cadernos e na página de Variedades. Uma das sugestões para reformular a aparência da página de Variedades foi aceita pela chefia e pela diretoria da empresa. Em meados de novembro a página passou a se chamar Cultura e Variedades, e começou a ser publicada com uma diagramação mais leve, inspirada nos cadernos culturais dos jornais O Estado de S. Paulo e da Folha de S.Paulo. As reformas no Caderno de Domingo e no Jornal da TV não vingaram.

Além da experiência com Cultura e Variedades, bem como com o fechamento desta página, também descobri uma das minhas preferências profissionais que pretendo investir a partir de agora: economia. Durante o tempo que trabalhei no jornal, com mais ênfase depois de formado, comecei a gostar cada vez mais das pautas de economia, em especial aquelas que envolviam dados estatísticos como o mercado de trabalho e a crise apresentados com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e com os balanços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre as exportações e importações feitas pelas empresas limeirenses.

Por conta da afinidade com a área tentei fazer um exame da Anpec para um mestrado de Desenvolvimento Econômico na Unicamp de Campinas. A falta de formação específica acredito que tenha sido o principal ponto fraco na hora de formular a proposta de projeto e nos exames escritos e alternativos. Já que vi que o mestrado é tão difícil, meus planos para este ano são estudar e fazer vestibulares para cursar uma graduação pública nessa área.

Um outro ponto positivo que a experiência no Jornal de Limeira me trouxe foi o fato de ter chegado à final do Prêmio Jovem Jornalista, promovido em 2008 pelo jornal O Estado de S. Paulo e, na época, com o Banco Real. Escrever reportagens todos os dias me deu o preparo necessário para redigir uma reportagem sobre desenvolvimento sustentável na área de construção e meu texto foi selecionado para os 16 finalistas. O prêmio final era um curso de jornalismo em Navarra, uma faculdade espanhola, que ficou com uma outra concorrente de nome Flora (não recordo o sobrenome dela).

Como disse no começo do texto, sou um jornalista disponível no mercado. Muitos de meus textos e as reportagens que mais gostei de produzir estão aqui no blog. Assim como meus contatos. Atualmente também sou colaborador da Revista VU (www.vidauniversitaria.com.br), produzida pela agência limeirense Clic Interativa. Escrever para a revista está sendo uma experiência bem interessante pelo fato de o texto magazine possibilitar uma liberdade de estilo muito maior que o lead e o feijão com arroz do fechamento de um jornal diário - não que eu não goste desse prato básico, mas ter asas para escrever é uma experiência sem igual.

É isso... contatos pelos comentários ou pelo e-mail alex.contin@gmail.com

6 comentários:

Fabio Shiraga disse...

Alex, aproveite este tempo para você. Ontem vi um vídeo do Steve Jobs, e acho que vai ser bem interessante para você neste momento: http://www.ted.com/talks/steve_jobs_how_to_live_before_you_die.html

Boa sorte!
Abraço.

Cris Contin disse...

amo vc! =D

Unknown disse...

Pra mim tem dedo de biscate nessa história, certeza!..rs Alex, nunca falei com vc, mas achei este texto da demissão magnífico, pois você saiu com muito bom humor e até ironia da situação. É isso mesmo, jamais perca o seu valor, você sabe do seu tamanho. Boa sorte e comece a planejar expansão... que tal um emprego fora de limeira? abraços!

Unknown disse...

Pra mim tem dedo de biscate nessa história, certeza!..rs Alex, nunca falei com vc, mas achei este texto da demissão magnífico, pois você saiu com muito bom humor e até ironia da situação. É isso mesmo, jamais perca o seu valor, você sabe do seu tamanho. Boa sorte e comece a planejar expansão... que tal um emprego fora de limeira? abraços!

prit disse...

sempre acho mto corajoso como vc expõe os fatos..por isso BOA SORTE nessa nova jornada ;D

abss..
ótima semanaa!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.