sexta-feira, 11 de julho de 2008

Lados

Trabalhei por dois anos na Assessoria de Comunicações da Prefeitura de Limeira como estagiário, isso não é novidade tanto para amigos quanto para os leitores do blog - já fiz esse comentário num post relacionado ao prefeito. O contrato com o Ciee era de no máximo dois anos e só continuaria se passasse para a condição de comissionado, o que confesso não era nem um pouco a minha vontade.

No final deste período, como não sou da classe A, de alta, precisava de um novo estágio para continuar pagando mihas contas, comprando meus livros e me sustentando. Eis que consigo mais um estágio no Jornal de Limeira. Na época, ouvi inúmeras vezes a expressão de "trocar de lado", tanto que até eu usei. "Cuidado com a quarentena, não vai levar informações daqui" e por ai foi... Apesar de ser brincadeira, consideramos que toda brincadeira temum fundo de verdade. Sem entrar no quesito ética, tudo o que se aprende é para a própria formação, por menor que seja a lição.

Em dois anos aprendi muito sobre o funcionamento de um setor público. A lentidão em se obter as respostas, a má vontade e a estupidez de funcionários mesmo com os assessores e estagiários que atuam em prol de um mesmo objetivo, a falta de reconhecimento de superiores e por ai vai. Claro qeu não se aprendi somente coisas negativas, senão sairia de lá traumatizado, apesar de sair feliz.

É realmente preciso ter jogo de cintura para lidar com a imprensa diária em uma empresa pública. Há muitos interesses envolvidos em algumas pauta, assim como há muita desconfiança (até mesmo exagerada) em responder certas perguntas. Ressalto a palavra ALGUMAS, por que não são todas e generalizações são um pecado, prejudica, e muito todo o restante. Se o papel de uma assessoria é administrar a comunicação interna e externa do assessorado e, implicitamente, garantir uma boa imagem deste nos meios de comunicação, contribuir com o serviço dos jornalistas ajuda muito. Isso eu aprendi quando entrei na assessoria, quando ainda estava sob o comando de outro jornalista e aprimorei esse conhecimento com várias leituras sobre assessorias.

É preciso se pensar na imprensa até quando se define o horário de uma coletiva ou evento. NÃO, não estou dando aula de assessoria, (não pense isso %#*(&^%$!) estou reproduzindo o que aprendi e o que acho primordial para se grantir um bom relacionamento com a imprensa. Portanto ajudar ajuda.

Um comentário:

Rodrigo Piscitelli disse...

A culpa nem sempre é do assessor, geralmente é do assessorado... Nestes casos, os problemas são compreensíveis, vêm de cima. Quando a culpa, porém, é do assessor, melhor que baixe a bola.