quarta-feira, 17 de abril de 2013

Copom eleva taxa Selic para 7,50% ao ano

O Copom decidiu elevar a taxa Selic para 7,50% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a.

O Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela.


Votaram pela elevação da taxa Selic para 7,50% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. Votaram pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Aldo Luiz Mendes e Luiz Awazu Pereira da Silva.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Banco Central (Brasília)

Agora fica a pergunta: o aumento de 0,25 pontos percentuais foi por conta do nível elevado da inflação ou do nível elevado de pressão que a imprensa estava fazendo sobre o BC? A quantidade de reportagens e análises de colunistas sobre a necessidade de aumento da taxa básica de juros foi gigantesca neste último mês. Este vai ser o tema de meu artigo para a conclusão da disciplina "Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia" da professora doutora Graça Caldas.

A forma como a imprensa tratou e trata a inflação e esse nível da taxa básica de juros deixou mais que clara a ligação da imprensa com uma linha heterodoxa de pensamento dentro da economia. Em poucos momentos essa grande imprensa mostrou um debate completo sobre os juros trazendo opiniões diferentes sobre o tema. Quando tiver o artigo pronto trago mais informações do que eu conseguir constatar.

Texto relacionado:

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA - INFLAÇÃO E SELIC

Nenhum comentário: