sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Rap e pop, uma fórmula recorrente!

Não sei se mais alguém percebeu, mas tem uma tendência muito forte na música pop de hoje: homem cantando num estilo rap e uma cantora fazendo alguns refrõezinhos para deixar a música mais "comercializável", por assim dizer.

Não sei dizer quem foi o precursor desse estilo nos últimos meses, mas não é difícil elencar algumas músicas por ordem cronológica que têm a mesma estrutura. O que mais vai aparecer nessa lista, sem dúvida nenhuma, será o rapper norte-americano Pitbull. Depois de fazer uma parceria com Belinda, parece que ele investiu forte em parceiras femininas (e até uma masculina) e todas seguindo a fórmula do mercado (que me desculpe aqueles que gostam de criticar negativamente música pop, mas eu adoro =D).

Segue a lista que eu consigo fazer:

1) Pitbull e Belinda - Egoista. Apesar de a Belinda cantar mais que o Pitbull, a música entra na lista pela parceria entre rapper e cantora pop...


2) Pitbull e Jennifer Loppes - On the floor: essa música fez muito sucesso no Brasil por ser um plágio chique de "Chorando se foi" do grupo Kaoma;

3) Eminem e Rihanna - Love the Way you Lie: essa é a mais "velha" que consegui lembrar e segue bem o padrão rapp e pop;


4) Nicki Minaj e Rihanna - Fly: a fórmula não vale só para um casal, Rihanna e Nicki entram na lista sem sombra de dúvidas com a música Fly, basta perceber a meia dúzia de palavras que a Rihanna fala nos refrões e todo o rapp feito pela Nicki Minaj nos 80% restantes da música;


4) Pitbull e Jennifer Loppes - Dance Again: se não bastasse uma música com a cantora latina, a dupla voltou pouco tempo depois apostando em mais uma música com forte apelo dance;



5) Pitbull e Fergie - Feel Alive - está é um dos exemplos perfeitos!

6) Pitbull e Shakira - Get Started: mais uma latina para a lista do Pitbull;


7) Far East Movement e Cover Drive - Turn Up The Love: finalmente a música que me motivou esse post. Minha vizinha adolescente ouviu ela cinco vezes seguidas. Depois de deixar a fase Justin Bieber de lado, ela finalmente começou a tocar umas músicas realmente interessantes, essa foi a de hoje:


A lista não ficou perfeita e ficaram de fora inúmeras outras parcerias que seria facilmente adicionadas como Madonna e Justin Timberlake com "4 minutes", por exemplo, mas me limitei as músicas que estou ouvindo com maior frequência (com exceção de Love "the way you lie"). Espero que tenham sido dicas interessantes  pra quem gosta dessa mistura tanto quanto eu =)

Nenhum comentário: