quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

[Resenha] O Cortiço, de Aluísio de Azevedo | Projeto USP 2017



Para quem assistiu ao vídeo de "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, já foi apresentado à escola literária do Realismo. Este livro, "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, é contemporâneo de Machado e tão bom quanto (senão melhor?).

Publicado em 1890, "O Cortiço" faz parte do Naturalismo. Ué... não era realismo, Alex? Sim e não. O ano de 1881 foi marcado tanto pelo surgimento do Realismo quanto do Naturalismo. Este teve como marco inicial na literatura brasileira a obra "O Mulato", também do Azevedo. A USP, no entanto, cobra "O Cortiço" em sua leitura obrigatória e é fácil de entender o porquê.

No vídeo eu li um trecho de meus estudos sobre a escola literária e naquele texto foi dito como o Naturalismo explora os vícios e os defeitos do homem, reduzindo este ao seu caráter animalesco. "O Cortiço" é isso e muito mais! A coletividade está presente assim como as análises psicológicas, a influência do meio no indivíduo e muito, muito mais!

O final, gente, é SENSACIONAL e muito marcante. Mas não é só o final não que é marcante: o "fim" de Pombinha também é genial!!!! Você já leu "O Cortiço" e lembra como foi o fim que Aluísio de Azevedo deu para essa "florzinha" doce e inocente???? Se sim, o que você achou? Te surpreendeu também? Genial, não é? A crítica feita a sociedade carioca do final do século XIX é muito ferrenha.

A visão que o autor tem do que é ser brasileiro pode até irritar um pouco, mas será que ela é exagerada? Como mencionado no vídeo, o Naturalismo é caracterizado por uma visão de "fora para dentro", ou seja, o meio influenciando o homem - e é justamente isso que veremos ao longo de quase todo o livro. Concorda? Assim como "Memórias póstumas...", de Machado, "O Cortiço" de Azevedo é uma leitura essencial para aquelas pessoas que gostam de enxergar a sociedade sem a fantasia e as cores em tons pastéis do romantismo.

Portanto: LEIA!!!!!! E depois me diga o que você achou, combinado?

 I created this video with the YouTube Video Editor (http://www.youtube.com/editor)

January 4, 2017 at 12:00PM

Nenhum comentário: