terça-feira, 3 de janeiro de 2017

[Resenha] Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis | Projeto USP 2017



O vídeo de hoje é "quase" a autobiografia de "Um morto muito louco!", muito inconstante, muito rabugento? Não... é "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. O livro, publicado em 1881 é o marco inicial do Realismo brasileiro. Talvez ele é O realismo brasileiro em uma só obra? Talvez.

Inédito para a época, Machado de Assis cria um autor defunto para contar sua história. Porém, este livro não é apenas uma história, é uma crítica muito eficaz das instituições burguesas como o casamento, e também da sociedade carioca daquele século XIX. Essa escola literária é marcada pelas suas análises psicológicas. Seus autores enxergam o indivíduo e a sociedade de "dentro para fora" - diferente do Naturalismo, como você poderá ver no vídeo de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo.

Para quem não é vestibulando e gosta de literatura nacional, a indicação é muito válida. Se você é assim como eu, que gosta de ler clássicos para enxergar a sociedade de uma determinada época, você vai AMAR! A história é muito envolvente e você não vai querer parar de ler para saber o que aconteceu até o momento da morte de Brás Cubas - por isso o livro é genial.

É isso! Uma breve descrição do livro feita, assista ao vídeo completo para saber mais sobre Machado, o Realismo e sobre o Morto muito doido. =P

Criei este vídeo com o Editor de vídeos do YouTube (http://www.youtube.com/editor)

January 3, 2017 at 12:00PM

Nenhum comentário: