quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Siga as dicas...

Se alguém lhe disser: "Entre na água de chinelo por causa das pedras e dos corais do mar de Alagoas", ENTRE!

É redundante dizer que as praias daqui são lindas, já disse isso antes. A água é cristalina e de longe é possível enxergar os lugares onde a profundidade é maior ou menor. Melhor que essa água cristalina é poder enxergar recifes de corais cheios de peixes. Uns óculos adequados e um snorkel são suficientes para ver corais roxos, vermelhos e peixes de várias cores e estampas.

Porém, junto dessas maravilhas estão os ouriços do mar e algumas pedras cortantes. De pé é difícil identiricar se você está olhando para um buraco da rocha ou para um desses ouriços. Mas acredite: é melhor ver de pé e ficar na dúvida! Falo isso porque me deparei com vários ouriços enquanto estava boiando e nadando tranquilamente entre corais, rochas e peixes. Quando me dei conta todo o solo estava cheio de ouriços e como a maré estava baixa meu corpo não devia estar nem a 30 cm do chão. Entrei em desespero, mas não tinha como ficar de pé e sair dali andando. Tampouco eu podia deixar de nadar ou deixar qualquer parte do corpo afundar senão sairia como uma peneira de lá. Nadei rápido pra frente até fugir desse pesadelo.

Mas e pra voltar? Eu havia passado pelos corais e por aquela fazenda de espinhos, mas não tinha ideia de como sair de lá! E para melhorar minha situação eu ainda estava de pé de pato, ou seja, ou eu nadaria ou voltaria andando de ré! Optei por andar de costas porque minha barriga não é das mais saradas para ficar a 30cm de ouriços!

Depois disso tudo ainda resolvi tentar atravessar esses corais descalço para nadar até outro paredão de lava vulcanica que dividia as piscinas naturais da Praia do Francês das ondas fortes do oceano. Até consegui  nadar até o paredão, mas claro que a ideia de ir descalço não deu certo. Em algum momento, mesmo olhando muito bem onde eu pisava, tive a feliz experiência de pisar em um desses ouriços!  Na hora que nadei doeu, na hora que sai do mar também doeu, mas na hora de tirar os espinhos só não doeu poque consegui tirar uns três só, os outros 15 ou 17 continuam no meu pé a espera de uma expulsão pelo meu corpo! Pelo menos são espinhos muito pequenos, mas são quebradiços e qualquer tentativa de tirá-los pode afundar aindA mais. Agora não dói mais, ando normalmente, mas é como se eu estivesse com uma pedra não pontuda no chinelo... Não sei se a explicação é essa, mas é como sinto meu pé ao caminhar.

Moral da história: pé de pato nao ajuda a fugir de ouriços do mar e entrar na água com um chinelo ou galocha é uma ótima ideia!

Nenhum comentário: