domingo, 8 de janeiro de 2012

Pensando em tendências e criatividade


A segmentação de mercado e a atenção do empresário nas tendências de comportamento dos seus clientes são pontos que toda empresa precisa se atentar ao se aventurar num mercado. Há muito tempo o produzir por produzir deixou de ser algo trivial para ficar cada vez mais complexo e competitivo. Nessa movimentação do mercado capitalista acho que vale destacar aquelas empresas que ainda tentam buscar um diferencial para não ser mais uma nessa multidão de CNPJs perdidos no venda o que puder, lucre se for capaz.

Um delas, sem dúvida, é a Imaginarium, na minha opinião. Hoje ganhei um calendário da minha irmã comprado em uma lojinha muito pequena no shopping Piracicaba. Apesar do tamanho, a loja parece ser parada obrigatória para muita gente que gasta algum tempinho no shopping olhando vitrines. O que é mais interessante na loja é a criatividade em seus produtos. Se eu tivesse condições decoraria toda minha casa com as coisas da loja, mas o criativo nem sempre é barato, infelizmente.

No Natal de 2012 ganhei uma bandeja com almofada para usar o computador no colo e um case muito divertido para guardar o notebook. Hoje minha irmã trouxe um calendário vertical muito útil e tão alegre e criativo quanto os outros dois produtos. O mais interessante dos produtos é que eles não são feitos e pensados de qualquer forma, eles unem matéria prima de qualidade com visuais incríveis.

Bom... o objetivo do post não é exaltar a marca num grande pedestal, na verdade é para ressaltar que criatividade e atenção com os clientes realmente vendem. As lojas da franquia não são apenas mais umas perdidas nos shoppings do país. A marca parece já ter garantido seu lugar entre adolescentes e pessoas que gostam de boas novidades. Além disso, as lojas se destacam entre todas as vitrines por conta da originalidade da disposição dos produtos e também pela originalidade daquilo que está sendo exibido. Lembro que no Natal fizeram uma espécie de roda gigante em uma das vitrines da rede, uma ideia muito legal e que realmente chama a atenção.

É uma tendência que vale a pena ser seguida (não copiada). Se cada empresa pensasse com mais criatividade e dedicação no seu cliente final, nós consumidores teríamos cada vez mais produtos de qualidade por preços pequenos. Porém, criatividade e investimento ainda parecem ser artigos de luxo para empresários.

“Puxando um pouco a sardinha para meu lado” eu vejo que isso também é um pouco de falta de investimento num marketing e num setor de comunicação de qualidade. Falta à algumas empresas uma ligação um pouco maior com seus clientes e com as tendências dos comportamentos deles. E hoje me parece tão fácil dar esse passo, não parece? Em que outra época um empresário poderia coletar informações tão essenciais de seu público alvo como hoje com tantas redes sociais, blogs e informações fáceis na internet? Facebook e (o quase extinto) Orkut são duas redes poderosíssimas para um investimento certeiro e estão cada vez mais sendo usados até por pequenos empresários que sorteiam produtos online. Quem trabalha com comunicação precisa ficar cada vez mais atendo à essas oportunidades de negócio que surgem a todo momento na rede e podem ser meios de comunicação muito úteis e diretos para destacar um cliente e uma marca nesse mar de cliques e curtições.

Ainda em tempo...

Algo que sempre odeio em algumas lojas e que deve ser tão pensado quanto a comunicação: a qualidade do atendimento dos funcionários. Tem funcionário que trabalha sem nenhuma motivação e parece deixar a educação (se é que eles têm) em casa. Não adianta nada investir tanto em qualidade dos produtos e deixar a principal parte, que é a venda, nas mãos de pessoas tão despreparadas.

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