quarta-feira, 20 de julho de 2011

E a educação, como fica?

Artigo enviado para Jornal de Limeira e Gazeta de Limeira.

Meu nome é Alex Contin, sou jornalista e estudante primeiroanista de Economia pela Unicamp, em Campinas. Por conta de meus objetivos profissionais deixei Limeira no começo de 2011 e, antes disso, desde janeiro de 2010, quando sai do Jornal de Limeira, parei de acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores limeirenses. No período que acompanhei os trabalhos na Câmara Municipal de Limeira o fiz com muita indignação e vergonha. Eis que nesta quarta-feira, dia 20, recebi um e-mail chamado “Fiscaliza Limeira” vindo do gabinete de um dos vereadores.

É de conhecimento geral que vereadores se elegem em Limeira mais por conta das promessas bairristas que por promessas para realmente exercer o papel legislador e fiscalizador que o cargo exige. É vergonhoso ver como os vereadores dessa casa se rendem às tramas políticas que são tecidas nesse limbo que são as relações regadas à puros interesses financeiros. Não fiscalizem em Limeira apenas casas lotéricas e bancos, POR FAVOR, façam de seus mandatos uma passagem honrosa pela casa que dá assentos à representantes do povo. Não deixem de fiscalizar os atos do poder Executivo. Saiam dos bancos e das casas lotéricas e vão às escolas, às obras públicas, aos departamentos da prefeitura atrás de processos licitatórios suspeitos ou de valores muito altos!

Sendo extremista, acredito que os vereadores limeirenses e de outras cidades deveriam abrir mão de seus salários para investirem mais na educação pública que está em um estado deplorável ou no mínimo honrar o dinheiro público que recebem e dar mais atenção a esse gargalo do desenvolvimento das cidades. Alunos do Ensino Fundamental e Médio sequer têm perspectivas de continuar seus estudos depois do terceiro colegial - isso quando chegam a completar esse ciclo da educação. É por conta dessa qualidade ridícula da nossa educação que políticos que apenas sabem prometer praças e iluminação em bairros da periferia conseguem se eleger. Grande parte dos eleitores parece não ter discernimento suficiente para enxergar como que as crianças estão sendo educadas nas escolas. Muitos pais parecem delegar aos professores a obrigação de educar a criança para a vida inteira. Na outra mão, professores encontram crianças que repetem a violência que veem em casa.

O salário que os vereadores recebem em quatro anos deve ser suficiente para pagar por mais livros, jogos educativos para essas crianças ou cursos de especialização para seus professores. No mínimo é suficiente para elaborar uma rede de palestras nas escolas de Ensino Médio sobre as profissões do futuro. Palestras essas para incentivas que alunos perdidos encontrem o caminho que desejam trilhar rumo à uma qualificação que dê um mínimo de esperança e perspectiva para suas vidas.

Porém, parece ser muito mais importante colocar vigias em casas lotéricas e abaixar a cabeça para o chefe do Executivo a investir em alunos com futuro e em eleitores esclarecidos sobre o que deve ser mais importante – uma praça com pista de skate ou uma escola com mais livros e uma educação com mais qualidade.

Vereadores, não sejam ridículos, não abaixem suas cabeças aos discursos inflamados de representantes do poder Executivo na Câmara. Comecem a investigar mais as contas públicas, as obras, os atos. Fiscalizem até as qualidades do atual governo. Transformem-se em uma fábrica de escândalos se preciso, mas por favor, não deixem o dinheiro dos limeirenses ser empregados em atos ridículos só para garantir mais votos nas próximas eleições!

Nenhum comentário: