quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dica superútil: Scanner Pro (app para IOS e Android)

Andei pesquisando alguns aplicativos para facilitar minhas documentações da dissertação e encontrei um que acho que deva ser o melhor: Scanner Pro. O vídeo abaixo mostra como o aplicativo funciona, mas testei ele pessoalmente esta semana e mais que aprovei.

Para minha dissertação do mestrado preciso escanear várias páginas das revistas Carta Capital, Época e Isto É - infelizmente essas três publicações não têm acervos online como a Veja. Tentei usar o scanner da universidade, mas só consegui digitalizações branco e preto. Além disso, a dinâmica da coisa é muito ruim: ficar virando a revista, segurando a tampa do scanner e tudo mais... Mas usar o iPad para escanear as páginas que preciso foi a solução mais fácil e rápida que encontrei.

Basta abrir a revista na página, focar a câmera, fotografar e deixar o app fazer o resto. Logo após uma fotografia o usuário pode dimensionar as bordas do documento e o app redimensiona no tamanho escolhido (A4, por exemplo). Quando concluir os escaneamentos a série de fotografias é transformada em pdf e pode ser enviada para o iCloud, Dropbox, GoogleDocs, além de outras opções.

O único ponto negativo é fotografar/escanear várias páginas seguidas. Como é preciso ajustar a maior parte das bordas esse trabalho demanda tempo. A solução que eu achei foi fotografar todas as páginas com a câmera e depois, em casa, dimensionar cada uma, anexando elas ao documento.

Para quem trabalha, na academia ou nas redações, com documentos, esse app vale muito a pena!


Nenhum comentário: