quarta-feira, 18 de junho de 2014

Série experiências acadêmicas. Texto 2: Trabalhar e estudar, vale a pena?

 Uma outra forma de arcar com as despesas pessoais durante a graduação é o estágio. Contudo, eu acho que é preciso ter cuidado na hora de decidir estagiar. Infelizmente nem todos têm condições de continuar estudando sem trabalhar e ter as despesas bancadas pelos pais. Essa realidade é enxergada pela universidade que disponibiliza cursos noturnos em algumas áreas – Economia, Biologia, Educação Física, algumas Engenharias, por exemplo.

Contudo, ter que trabalhar é realmente uma pena por que o tempo para se dedicar aos estudos fica realmente escasso – falo  isso pela minha experiência na graduação em Economia. A quantidade de textos e de exercícios de extas que um estudante precisa estudar é realmente grande. Algumas disciplinas indicam páginas e páginas de leituras obrigatórias e complementares. Meu sonho sempre foi poder ler todos os textos indicados e alguns mais. Consequência disso é que tenho mais livros que tempo para lê-los...

Nos primeiros semestre tive que trabalhar em uma multinacional para me bancar. Era um contrato de 44 horas semanais e uma empresa que sugava minha alma – tanto que passei o Reveillon de 2011 para 2012 trabalhando até 4h da manhã! Por conta disso tive que ficar várias madrugadas acordado para dar conta de ler todos os textos e estudar todo o conteúdo que precisava. Imagino que alguns cursos possam ser mais fáceis ou “administráveis”. Além disso, uma boa administração do tempo e a elaboração de uma boa agenda ajuda muito quando só estudar não é uma opção. E neste caso vale muito a pena dedicar algumas horas pesquisando e lendo livros que ajudem na organização dos estudos. A própria Unicamp oferece algumas disciplinas e palestras para os alunos para ensinar como fazer isso – são muito úteis.

Vale citar aqui um professor desse semestre que disse algo que eu concordo plenamente: “o aluno não deveria trabalhar. Ele esta sendo financiado pelo governo para estudar e trabalhar acaba tirando o tempo de estudo dele”. Isso é pura verdade, mas não condiz com a realidade de muitos. Contudo, eu acho que vale mais uma crítica: universidade pública te oferece curso de graça com dinheiro do povo. Vale muito ter isso em mente antes de resolver fazer um curso para benefício próprio – focar no seu enriquecimento, querer apenas o diploma para ter um bom salário e se dar bem na vida, como, infelizmente, muitos que estão lá dentro fazem e pensam. Não é tão simples assim, mas é uma questão de consciência. Conseguir uma vaga  numa universidade pública e sair dela colando em todas as provas, se enganando e achar que está enganando os professores, pra mim, é ridículo. Enfim... vai da cabeça de cada um.

Agora sobre estágios, aqueles dentro da Unicamp realmente só servem para ter uma renda e não para aprender algo útil para sua carreira. Fiz estágio em uma faculdade e trabalhava no setor de compras. O conhecimento que adquiri para minha carreira foi mínimo. Costumava falar, enquanto trabalhava lá, que “pelo menos se nada der certo eu posso mandar currículo para empresas para trabalhar no setor de compras”, como se fosse fácil assim... E essa constatação não é só minha, vários colegas de sala, ao descreverem seus estágios dentro da Unicamp me deixavam com a certeza de que estágio lá dentro é exploração de mão de obra barata e qualificada. O valor da bolsa não tem revisão há um bom tempo. Porém, é uma opção se o foco é estudar e trabalhar é uma necessidade por que a carga horária é pequena e geralmente flexível o que permite fazer disciplinas durante a manhã ou final da tarde.

Sobre estágio em outros lugares na área de economia não posso falar nada, não fiz, não me arrisco. Contudo, se forem iguais aos estágios que fiz em jornalismo, eu recomendaria na hora! Quando cursei jornalismo fiz estágio em uma assessoria de imprensa e em um jornal diário. Foram os lugares que realmente aprendi a profissão e que também me deram a certeza de querer carreira acadêmica, dado que a instabilidade de um chefe bipolar é péssima.


Nenhum comentário: