terça-feira, 28 de junho de 2011

O setor privado e o desenvolvimento

Finalmente o primeiro semestre na Unicamp está chegando ao fim e é bom ver que a gente começa a sair da escuridão da ignorância! Momento filosófico a parte, com um semestre de de Economia ainda não já, claro, nenhum expert na área dentro da sala, mas muitos já começam a soltar as asas com alguns discursos politizados e ideológicos. Este deve ser um efeito geral em qualquer tipo de curso. Até nas aulas de dança que eu dava enquanto era professor concursado era fácil ver que da porta da sala de aula pra fora, algumas aluninhas mais empolgadas saiam praticando os plies e passes que aprenderam minutos antes.

Apesar de ter aqueles que ameaçam voar, ainda temos na sala quem sente um pouco do peso do nome Unicamp na hora de tentar falar alguma coisa como aluno. "Não é trivial" (como diria uma das professoras do curso) analisar um cenário econômico ou começar a dar opiniões com tão pouco tempo de curso, mas a pequena bagagem já nos permite arriscar algumas coisas. O mais interessante e válido é trazer a teoria para a vida real, sempre. Ver como as teorias econômicas ou como os conceitos aprendidos em salas se manifestam no nosso cotidiano.

Um desses paralelos com a universidade vou tentar fazer aqui com a empresa que estou trabalhando, a IBM. Fui contratado em março e um dos incentivos principais que os funcionários recebem é quanto ao desenvolvimento da carreira dentro da empresa. Fazendo alguns cursos on-line e pesquisando no site da IBM (www.ibm.com e www.ibm.com.br) me interessei bastante por um projeto chamado Smart Planet. Esse projeto une interconectividade, instrumentação e inteligência para resolver problemas do cotidiano ou melhorar processos de empresas, governos e cidades. Grandes empresas de refinaria de petróleo, de trânsito ou de moda contrataram os serviços da IBM para melhorarem a comunicação e seus computadores para conseguirem melhores resultados.

Juntando economia e trabalho, dá para verificar um pouco como a iniciativa privada consegue ajudar a pública no desenvolvimento econômico e social. Uma das áreas em que o Smart Planet atua é na área de cidades. No site brasileiro da IBM há exemplos de como é possível melhorar o dia a dia de grandes cidades com soluções inteligentes: "Algumas cidades começaram sua transformação pelos seus sistemas de transporte. Estocolmo, Dublin (US), Cingapura (US) and Brisbane (US) estão trabalhando com a IBM no desenvolvimento de sistemas inteligentes que abrangem de ferramentas de previsão de trânsito a cartões inteligentes chegando até a cobrança em engarrafamentos, como forma de reduzir o tráfego e a poluição."

É bem interessante fuçar o site... encontrei algumas frases e estatísticas que quero publicar aqui:

"Se o nosso planeta fosse uma grande sala de aula de matemática, os Estados Unidos seriam um aluno medíocre sentado no fundo da sala."






Nenhum comentário: