terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Achei meu lugar!

Como comentei no último post, finalmente tenho muita coisa para escrever sobre essa vida nova! Hoje foi a primeira aula no Instituto de Economia da Unicamp e agora sim acredito que encontrei meu lugar. A vida acadêmica lá não parece ser nada fácil... um veterano comentou que largou o emprego para conseguir estudar. Apesar disso essa vida de desafios e cobrança deve ser muito boa! Realmente me senti em casa...

Como recepção dos calouros, o diretor do instituto e outros professores se reuniram com a classe no auditório e expuseram a vida acadêmica de uma forma muito motivadora. "A Unicamp forma os melhores economistas do Brasil e pelo o que vi em minhas viagens pelos países da América, forma também os melhores economistas da América do Sul", disse um deles. Confesso que ouvir isso foi a maior motivação que poderia ter para enfrentar todas as provas que vem por ai. As oportunidades parecem ser infinitas para quem quer se dar bem na vida acadêmica: muita iniciação científica com bolsa, intercâmbio e etc.

Após a recepção, com direito a um coffe-break, a primeira "aula" foi de Introdução a Economia, com a professora doutora Ana Lúcia Gonçalves da Silva. Ela foi bem realista: o curso não é fácil. Bem estimulante!!! Ela fez questão de conhecer aluno por aluno e a classe se revelou bem diversificada e ao mesmo tempo com uma consciência de estarem no curso certo, com experiências anteriores que poderão ajudar no andamento das aulas. Além de mim havia outros alunos fazendo sua segunda graduação e vários que desistiram da primeira graduação e estavam se encontrando em Economia.

Além disso a aula de Introdução à Economia terá algo que sempre gostei de fazer e será muito útil para a carreira de jornalista: pesquisa em bancos de dados como IBGE, Ipea entre outros. No jornal que trabalhava já fazia isso, mas nunca entendi como funcionava esses sites e, claro, sempre me perdia na quantidade de informações que estão disponíveis para qualquer um... que delícia!!!

Sendo assim, que venham as próximas aulas!

Em tempo...

1) Vou fazer uma correção: minha felicidade não está  só na Unicamp nããããão!!!!! Ainda não escrevi sobre isso, mas me mudei para Campinas no começo de fevereiro - antes mesmo de sair o resultado porque estava bem confiante com a aprovação no vestibular. A vida por aqui está perfeita e melhor ainda por conta da companhia!

2) Obrigado Rita e Fábio pelo comentário no último post. Rita, fica sussa, me enturmei mas você tem espaço garantido!

Um comentário:

Fernão Gomes disse...

Olá, Alex. Meus parabéns pela aprovação. Só soube da aprovação, ao visitar seu blog. Fico feliz por saber que não foi apenas aprovação, mas um encontro consigo mesmo. SUCESSO !!

Abraços.
E lembre-se: nunca se afaste das artes. Ela serão a nossa redenção!

Té mais.

Fernão Gomes