quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Maquiavel e seus ensinamentos..

Ainda estou estudando e vou aproveitar que dei uma estacionada no Renascimento, vou colocar aqui algumas citações do livro "O Príncipe", de Maquiavel. Dei uma de Napoleão e fiz comentários nas citações que mais gostei... por falar nisso, ainda quero ler a versão desse livro comentado pelo francês.

"Aquilo que os príncipes prudentes devem fazer: cuidar não somente das desordens presentes, mas precaver-se das futuras, e empregar todo o seu talento a remediá-las, o que mais facilmente se fará se de çpnge forem previstas. ao contrário, se esperares que elas se consumam, a droga chegará tarde demais, porquanto o mal terá tornado-se incurável" (p. 12)

"O tempo tudo arrasta consigo e que, assim, ele pode trazer o bem como o mal, o mal como o bem" (p. 13)

"Aquele que promove o pode de um outro perde o seu, pois tanto a astúcia quanto a força com as quais fora ele conquistado parecerão suspeitas aos olhos do novo poderoso" (p. 17)

"O homem prudente deverá constantemente seguir o itinerário percorrido pelos grandes e imitar aqueles que mostraram-se excepcionais, a fim de que, caso o seu mérito (virtù) ao deles não se iguale, possa ele ao menos recolher deste uma leve fragrância" (p. 24)

"O mal, portanto, deve-se fazê-lo de um jacto, de modo a que a fugacidade do seu acre sabor faça fugaz a dor que ele traz. O bem, ao contrário, deve-se concedê-lo pouco a pouco, para que seja melhor apreciado o seu gosto" (p. 44)

"Eu assevero que uma tal ascenção dependerá ou do apoio do povo, ou do apoio dos poderosos. Isto porque em qualquer cidade se encontram estas duas disposições contrárias, as quais decorrem que o povo não deseja ser comandado nem oprimido pelos grandes e de que estes desejam exatamente o inverso. desses dois apetites contrários advém nas cidades um destes três efeitos: ou um governo (principato) forte, ou liberdade, ou desordem." (p. 45)

"Aquele que foi alçado em príncipe com a ajuda dos grandes mantém-se com mais dificuldade que aquele que o foi com apoio popular, visto que o primeiro acha-se cercado de muitos que se lhe assemelham, não podendo, por isso, nem comandá-los, nem manobrá-los" (p. 45) [essa citação é ótima! Reflete bem o clima entre burguesia e monarquia durante a Idade Moderna, tanto que o período começa com o fortalecimento das monarquias nacionais e termina com as revoluções burguesas do século XVIII]

'Assim, um homem que eleva-se à condição de príncipe mediante o favor do povo deve a este manter-se aliado, o que lhe será fácil uma vez que o povo pede apenas para ser poupado da opressão" (p. 47)

"Há uma tão grande distância entre o modo como se vive e o modo como se deveria viver, que aquele que em detrimento do que se faz privilegia o que se deveria fazer mais aprende a cair em desgraça que a preservar a sua própria pessoa" (p. 73)

"Dos homens, em realidade, pode-se dizer genericamente que eles são ingratos, volúveis, fementidos e dissimulados, fugindo quando há perigo, e cobiçosos" (p. 80)

"Existem dois modos de combater: um, com leis; o outro com a força. O primeiro modo é o próprio do homem; o segundo, dos animais. Porém, como o primeiro muitas vezes mostra-se insuficiente, impõe-se um recurso ao segundo. Por conseguinte, a um príncipe é necessário saber valer-se dos seus atributos de animal e de homem" (p. 84) [Essa passagem também é verdadeira até hoje. Vamos tentar fazer uma manifestação contra aquele aumento abusivo no salário dos deputados, senadores e presidente... no mínimo um batalhão da Polícia Militar ou federal estará protegendo a Granja do Torto e o Senado. O engraçado é que os policiais que estiverem atrás de escudos e cacetetes não devem ganhar nem 5% do novo salário desses políticos nojentos!]

"São tão simples os homens e tão simplesmente eles conformam-se às exigências do seu presente, que aquele que sabe enganar encontra sempre um outro que, justamente, se deixa enganar" (p. 85) [Tudo a ver com o comentário que fiz na citação anterior!!!!! povo é conformado demais...]

"Direi simplesmente o seguinte: será sempre imensamente fácil para um príncipe aliciar aqueles homens que lhe tenham sido hostis na origem do seu principado se estes carecerem de um apoio para manter-se" (p.104) [Explicação para a popularidade de Lula em 2010?]

"Assaz positiva ou negativa, a atitude adotada por qualquer pessoa em sua vida civil deve ser premiada ou punida de um modo que repercuta fortemente" (p. 108) [A Câmara dos Vereadores de Limeira leva isso sério demais que até perdeu o sentido... basta contar as moções de aplauso e outros atos inuteis que fazem...]

"A pridência , ela, consiste em saber-se reconhecer a extensão dos incovenientes e tomar por bom o que é menos ruim" (p. 111) [Ótima frase para propaganda política]

"Mais vale ser impetuoso que circunspecto, pois a fortuna é mulher, e, para mantê-la submissa, é preciso batê-la e maltratá-la" (p. 124)

Fonte: Machiavelli, Nicoló di Bernardo dei, 1469-1527. Tradução de Antonio Caruccio-Corporale. Porto alegre: L&PM, 1998.

Nenhum comentário: