terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Lara lara", "porom porom", ao ritmo do trombone de vara


Mostra municipal quer transformar Limeira na "cidade do circo"

Com o acompanhamento dos alunos de primeira a terceira série do Sesi 408, o ator Gilberto Caetano tocava seu trombone de vara no que era seguido pelas vozes infantis: "Lara lara", "porom porom". A música, apesar de ser difícil traduzí-la em uma onomatopeia, é a mais conhecida quando o tema é circo, praticamente um hino para palhaços e outros artistas que fazem do picadeiro e da lona seu palco para os diversos números desse mundo colorido e divertido. Apesar de ser usada até os dias atuais, a música interpretada através do trombone, retratou a época antiga dos picadeiros na qual o espetáculo que foi exibido no Centro Esportivo do Sesi, na Avenida Major José Levy Sobrinho. A apresentação fez parte da primeira Mostra Municipal de Circo, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura.

O ator e seus dois companheiros, Fernando Sampaio e Domingos Montagner fazem parte do grupo LaMínima, que une teatro e circo na apresentação "Luna Parke". Os três fizeram da quadra da escola o espaço para a apresentação. Apesar de estarem acostumados com números a céu aberto, o trio de São Paulo, foi convidado pela organização do evento municipal para fazer parte da agenda de números que compuseram a primeira mostra com temática específica sobre o circo. De acordo com o diretor de Cultura, Carlos Jerônimo, a proposta da mostra circense é "transformar Limeira na cidade do circo". Palhaços e artistas do meio não faltam na cidade. O diretor cita pelo menos duas escolas que já trabalham com o tema. O Aldeia Movimento Pró-Cultura e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), por meio do seu Núcleo de Cultura, já trabalham a arte com seus jovens. Além deles uma nova escola de circo deve ser aberta na cidade.

"Limeira está crescendo no campo do circo. O sucesso do Festival Paulista motivou a criação dessa mostra que é um embrião para o que vamos realizar no ano que vem na segunda mostra de circo", diz.

Três espetáculos estavam programados para a primeira edição do evento, porém uma das companhias não pôde se apresentar, conforme comenta Jerônimo. A primeira foi realizada no último sábado na Praça Toledo Barros pelo grupo Andaime, de Piracicaba. Eles levaram para o coração da cidade o número "A Noiva do Defunto", uma adaptação de um texto português de humor da década de 1950.



HUMOR E RISADAS são praticamente sinônimos de picadeiro e artistas circenses quando o tema em discussão é circo. O trio do LaMínima, durante a apresentação da tarde de ontem tiraram, sem esforço, as risadas dos alunos do Sesi. Sentados no chão da quadra, em frente ao picadeiro improvisado com aqueles baldinhos que crianças usam nas praias e correntes de plástico, as crianças gritaram e gargalharam quando a Monga, a mulher golira saiu da sua jaula e ameaçou ultrapassar os limites entre artistas e plateia. "O Luna Parke é uma homenagem aos parques de diversão de antigamente que traziam personagens famosos como a Monga, a mulher que se transformava em gorila, homens que deitam em vidros, engolem fogo entre outros", explica Caetano que há 20 anos está na estrada com a equipe difundindo a cultura circense e outros trabalhos teatrais. Ele diz que atualmente o circo está forte no interior de São Paulo e o evento municipal promovido neste final de ano e os dois Festivais Paulistas de Circo que Limeira sediou em 2008 e 2009 fazem do município um "pólo cultural".

Em 2010, a terceira edição do festival promovido pelo Poder Executivo Estadual deve acontecer entre os dias 24 e 28. Apesar de não estar confirmado o local do evento, Jerônimo comenta que o endereço dos picadeiros não deve mudar, o festival continua próximo à rotatória da Hípica Municipal, nas margens da Via Antonio Cruanes Filhos, do Anel Viário. Já a segunda Mostra Municipal de Circo deve acontecer no final de 2010.

Nenhum comentário: