sábado, 26 de fevereiro de 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Achei meu lugar!

Como comentei no último post, finalmente tenho muita coisa para escrever sobre essa vida nova! Hoje foi a primeira aula no Instituto de Economia da Unicamp e agora sim acredito que encontrei meu lugar. A vida acadêmica lá não parece ser nada fácil... um veterano comentou que largou o emprego para conseguir estudar. Apesar disso essa vida de desafios e cobrança deve ser muito boa! Realmente me senti em casa...

Como recepção dos calouros, o diretor do instituto e outros professores se reuniram com a classe no auditório e expuseram a vida acadêmica de uma forma muito motivadora. "A Unicamp forma os melhores economistas do Brasil e pelo o que vi em minhas viagens pelos países da América, forma também os melhores economistas da América do Sul", disse um deles. Confesso que ouvir isso foi a maior motivação que poderia ter para enfrentar todas as provas que vem por ai. As oportunidades parecem ser infinitas para quem quer se dar bem na vida acadêmica: muita iniciação científica com bolsa, intercâmbio e etc.

Após a recepção, com direito a um coffe-break, a primeira "aula" foi de Introdução a Economia, com a professora doutora Ana Lúcia Gonçalves da Silva. Ela foi bem realista: o curso não é fácil. Bem estimulante!!! Ela fez questão de conhecer aluno por aluno e a classe se revelou bem diversificada e ao mesmo tempo com uma consciência de estarem no curso certo, com experiências anteriores que poderão ajudar no andamento das aulas. Além de mim havia outros alunos fazendo sua segunda graduação e vários que desistiram da primeira graduação e estavam se encontrando em Economia.

Além disso a aula de Introdução à Economia terá algo que sempre gostei de fazer e será muito útil para a carreira de jornalista: pesquisa em bancos de dados como IBGE, Ipea entre outros. No jornal que trabalhava já fazia isso, mas nunca entendi como funcionava esses sites e, claro, sempre me perdia na quantidade de informações que estão disponíveis para qualquer um... que delícia!!!

Sendo assim, que venham as próximas aulas!

Em tempo...

1) Vou fazer uma correção: minha felicidade não está  só na Unicamp nããããão!!!!! Ainda não escrevi sobre isso, mas me mudei para Campinas no começo de fevereiro - antes mesmo de sair o resultado porque estava bem confiante com a aprovação no vestibular. A vida por aqui está perfeita e melhor ainda por conta da companhia!

2) Obrigado Rita e Fábio pelo comentário no último post. Rita, fica sussa, me enturmei mas você tem espaço garantido!

A maior conquista = felicidade!!!!



Finalmente!! Um ano inteiro de espera, ansiedade e até angústia terminaram com chave de ouro! Ontem fui à Unicamp confirmar minha matrícula na graduação de Ciências Econômicas!!!!!!!! O excesso de exclamações é mais que proposital devido à felicidade de conquistar um sonho como este.

Acho que já escrevi sobre isso aqui no blog, mas vale lembrar muito rápido. Ano passado, após sair do jornal diário onde trabalhava resolvi tirar o ano para estudar. Me formei em uma escola pública no Ensino Médio que, apesar de ser considerada a melhor de Limeira, não tive a sorte de estar nas melhores salas e o ensino foi realmente fraco. Sai do terceiro colegial direto para a faculdade de Jornalismo em uma instituição particular também em Limeira mas, desde 2005 – ano que consegui a bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal – vinha ensaiando sair de casa e buscar novos ares longe de Limeira!

Apesar de não trabalhar, 2010 foi um ano complicado. Fazer cursinho depois de cinco anos longe do Ensino Médio não foi muito fácil, mas surtiu efeito! E que efeito! Consegui ser aprovado na primeira chamada no curso de Ciências Sociais na Unicamp. Essa era minha segunda opção e apesar de “aceitá-la”, fiquei esperando por mais e consegui. Fui o 44º colocado no curso de Ciências Econômicas no período noturno e, por conta dessa colocação, consegui entrar na segunda chamada.

Para quem nunca passou por isso, é uma felicidade enorme! A concorrência do curso era de 21,7 candidatos por vaga de acordo com o site da Comvest. Apesar de encarar o desafio, sempre ficava uma ponta de medo de não conseguir passar por uma concorrência tão grande. Mas... o resultado veio e da melhor forma possível!

Ontem, dia 21 de fevereiro, fui confirmar minha matrícula para garantir a vaga suada. Receoso do famoso trote que eu tanto odeio, fui superbem recepcionado por alguns veteranos do curso. O mais gostoso foi realmente a recepção deles que parabenizavam a conquista e se colocavam a disposição para futuras dúvidas.

E o trote? Nenhum! No dia da matrícula, quando ainda estava colocado no curso de Ciências Sociais, vários alunos  do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas estavam na porta de saída da sala onde nos matriculamos. Cheios de pincel e potes de guache, para o desespero de quem não quer ser pintado e tinha planos de ir ao shopping depois. Minha irmã coruja, Cristiane, até veio para Campinas só para me “proteger” de eventuais trotes! (Hilário e meigo) Mas o que mais surpreendeu foi a classe dos alunos. O trote era voluntário, se você dissesse que não queria ser pintado todos respeitavam. Outro nível... não rola álcool, pintura forçada, corte de cabelo, humilhação, nem nada! A Unicamp ainda promove uma semana de recepção para os calouros chamada Trote da Cidadania. Muito bom...

Hoje é o primeiro dia de aula. De acordo com a programação que recebi de uma veterana, há uma palestra programada e depois uma aula de Introdução à Economia – nada mais apropriado. Ainda estou ansioso por essas primeiras aulas... mal dormi a noite, mas não sei dizer se é de felicidade por iniciar a segunda graduação ou se é de ansiedade por conta de uma ligação que quero muito receber!!!

Em tempo...

1. Vou aproveitar o post para agradecer muito o cursinho Pandora e, em especial, alguns professores. O cursinho está há poucos anos em Limeira, mas a vontade de sucesso é notória em alguns professores. Eles realmente se empenham para dobrar aqueles alunos perdidos que insistem em conversar em aula e também para dar as melhores dicas e previsões para os vestibulares.

Infelizmente tive que recorrer a um cursinho. Digo infelizmente porque gostaria de ter tido um Ensino Médio público de qualidade, mas todos sabem que isso hoje em dia é impossível. Apesar disso, as aulas do cursinho supriram muitas carências que os professores do colegial deixaram.

Agradecimento especial ara os professores: Varella, Lilica, Wagner, Yakko, Júnior e Simões. (Não sei o nome inteiro de nenhum deles por que nunca divulgaram essa informação... fazer o quê?)

2. Acho que agora vou ter muito mais assunto para escrever aqui no blog!!!! Até breve...



A esquerda a "comissão de recepção para o trote" e a direita eu com o CS de Ciências Sociais na testa!

Tenho mais uma foto bem especial que tirei ontem na confirmação da matrícula. Logo coloco ela aqui, assim que escaneá-la.