sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Grande Sertao: Veredas de Guimarães Rosa (sem E com spoilers)

Grande Sertao: Veredas de Guimarães Rosa (sem E com spoilers) Se você não quer spoilers, fique tranquila ou tranquilo, eu dei um tempo para você sair do vídeo antes de falar. Não tinha como eu não falar do livro sem falar desses spoilers porque são surpreendentes!!! Como disse no vídeo, indico a leitura mas saiba que ela é bem difícil. A linguagem usada pelo Guimarães Rosa é surpreendente. Não consigo imaginar como é possível construir um livro, que na verdade é um diálogo (praticamente monólogo), todo baseado na linguagem oral dos sertanejos brasileiros da região de Minas Gerais, Bahia e Goiás. É realmente sensacional, porém, bem difícil e em alguns momentos cansativo. Me diga o que você achou do livro e se você também teve dificuldade para ler? Quero muito saber a opinião de outros leitores deste clássico da literatura brasileira. Se não ficou claro no vídeo: eu AMEI a leitura, embora tenha achado ela muito complicada e a questão do Diadorim tenha me incomodado um pouco...

January 27, 2017 at 12:00PM

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Claro Enigma (Drummond) & No longe dos Gerais (N. Cruz)

Claro Enigma (Drummond) & No longe dos Gerais (N. Cruz) Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade Companhia das Letras (2012) Literatura Cásper - Claro Enigma Profª Drª Mei Hua Soares https://www.youtube.com/watch?v=SsLt_JNh0u4 No longe dos Gerais - Nelson Cruz Cosac & Naify (2004) Atualizações do projeto de leitura de Marx & Engels: Projeto de Leitura Marx & Engels A teoria da revolução no jovem Marx - Michael Löwy Boitempo (2015) O leitor de Marx - José Paulo Netto (org.) Civilização Brasileira (2012)

January 26, 2017 at 01:04AM

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[Resenha] Vidas Secas, de Graciliano Ramos | Projeto USP 2017


"Vidas secas" é um livro. Uma dessas coisas cheia de papel. Quem escreveu esse negócio foi um tal de Graciliano Ramos, um senhor igual o Seu Tomás da bolandeira. Esse Seu Graciliano é cheio de palavras e conseguia falar bonito com as pessoas. Até por favor ele devia pedir, mas isso não é certo, tem que mandar, não pedir favor.

Seu Graciliano da Vidas Secas deve ter uma cama boa. Igual aquela que Sinha Vitória quer. Sinha Vitória não aguenta mais dormir na cama de vara por causa de um nó que tem bem no meio dela. Eu e ela temos que dormir cada um de um lado, senão dói as costas.

Me disseram que Seu Graciliano estudou na escola do Modernismo. O que seria isso? Se o filho mais velho ouvisse essa palavra "Modernismo" ia achar mais bonita que "inferno", certeza. "Modernismo". Esse filho é um bicho curioso. Nem sabe falar, mas fica fazendo perguntas! Por isso que toma uns cascudos na cabeça e sai emburrado como um boi contrariado. Cascudo na cabeça também toma quem assiste ao vídeo e não se inscreve!

Esse Seu Youtubil deixa as coisas tão fáceis. É só clicar no botão de se inscrever. Não precisa de nada mais e ninguém vai pisar no seu pé e te botar na cadeia como fez o maldito soldado amarelo. Esse soldado deve estar lá, seco que nem o mandacarú em tempo de seca, procurando água no meio do sertão. Vontade de dar cabo nele, mas governo é governo.

Então, você aí, se inscreve. Escreve também um comentário para dizer o que você achou da seca nesse sertão e da Baleia, que Deus a tenha. I created this video with the YouTube Video Editor (http://www.youtube.com/editor)

January 5, 2017 at 12:00PM

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

[Resenha] O Cortiço, de Aluísio de Azevedo | Projeto USP 2017



Para quem assistiu ao vídeo de "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, já foi apresentado à escola literária do Realismo. Este livro, "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, é contemporâneo de Machado e tão bom quanto (senão melhor?).

Publicado em 1890, "O Cortiço" faz parte do Naturalismo. Ué... não era realismo, Alex? Sim e não. O ano de 1881 foi marcado tanto pelo surgimento do Realismo quanto do Naturalismo. Este teve como marco inicial na literatura brasileira a obra "O Mulato", também do Azevedo. A USP, no entanto, cobra "O Cortiço" em sua leitura obrigatória e é fácil de entender o porquê.

No vídeo eu li um trecho de meus estudos sobre a escola literária e naquele texto foi dito como o Naturalismo explora os vícios e os defeitos do homem, reduzindo este ao seu caráter animalesco. "O Cortiço" é isso e muito mais! A coletividade está presente assim como as análises psicológicas, a influência do meio no indivíduo e muito, muito mais!

O final, gente, é SENSACIONAL e muito marcante. Mas não é só o final não que é marcante: o "fim" de Pombinha também é genial!!!! Você já leu "O Cortiço" e lembra como foi o fim que Aluísio de Azevedo deu para essa "florzinha" doce e inocente???? Se sim, o que você achou? Te surpreendeu também? Genial, não é? A crítica feita a sociedade carioca do final do século XIX é muito ferrenha.

A visão que o autor tem do que é ser brasileiro pode até irritar um pouco, mas será que ela é exagerada? Como mencionado no vídeo, o Naturalismo é caracterizado por uma visão de "fora para dentro", ou seja, o meio influenciando o homem - e é justamente isso que veremos ao longo de quase todo o livro. Concorda? Assim como "Memórias póstumas...", de Machado, "O Cortiço" de Azevedo é uma leitura essencial para aquelas pessoas que gostam de enxergar a sociedade sem a fantasia e as cores em tons pastéis do romantismo.

Portanto: LEIA!!!!!! E depois me diga o que você achou, combinado?

 I created this video with the YouTube Video Editor (http://www.youtube.com/editor)

January 4, 2017 at 12:00PM

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

[Resenha] Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis | Projeto USP 2017



O vídeo de hoje é "quase" a autobiografia de "Um morto muito louco!", muito inconstante, muito rabugento? Não... é "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. O livro, publicado em 1881 é o marco inicial do Realismo brasileiro. Talvez ele é O realismo brasileiro em uma só obra? Talvez.

Inédito para a época, Machado de Assis cria um autor defunto para contar sua história. Porém, este livro não é apenas uma história, é uma crítica muito eficaz das instituições burguesas como o casamento, e também da sociedade carioca daquele século XIX. Essa escola literária é marcada pelas suas análises psicológicas. Seus autores enxergam o indivíduo e a sociedade de "dentro para fora" - diferente do Naturalismo, como você poderá ver no vídeo de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo.

Para quem não é vestibulando e gosta de literatura nacional, a indicação é muito válida. Se você é assim como eu, que gosta de ler clássicos para enxergar a sociedade de uma determinada época, você vai AMAR! A história é muito envolvente e você não vai querer parar de ler para saber o que aconteceu até o momento da morte de Brás Cubas - por isso o livro é genial.

É isso! Uma breve descrição do livro feita, assista ao vídeo completo para saber mais sobre Machado, o Realismo e sobre o Morto muito doido. =P

Criei este vídeo com o Editor de vídeos do YouTube (http://www.youtube.com/editor)

January 3, 2017 at 12:00PM

domingo, 1 de janeiro de 2017

[Resenha] Iracema José de Alencar | Projeto USP 2017

[Resenha] Iracema José de Alencar | Projeto USP 2017 Iracema, de José de Alencar. Edição da editora Ática, de 1998! Essa edição tem uma biografia muito boa do autor que dá detalhes não só sobre as obras de Alencar, como também o contexto histórico do Brasil no começo do século XIX. O livro é chato de ler por conta de sua linguagem. A história lembra muito o desenho da Disney, Pocahontas (1995). MUITO MESMO! Afinal, que país do continente americano não sofreu com a dizimação dos índios pelos colonos? Este tema, específico não aparece em Iracema, mas quando o autor fez a obra a situação dos povos indígenas já não era a das melhores por aqui. A questão reforça o caráter "romântico" da obra porque Alencar optou por não "datar" a história, ou seja, ela não se passa no século XIX, mas muito antes quando os índios ainda eram senhoras das terras. Embora a linguagem seja muito complicada, é muito importante ler o livro por conta de seu papel fundamental na literatura brasileira. Nesta questão entra, como falado no vídeo, a construção da identidade nacional naquela época de independência de Portugal. Portanto: não deixe de ler; aguenta que é importante! kkkkkk

January 1, 2017 at 08:12PM