segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Analogias...



Hoje a tarde estava estudando sobre a Revolução Francesa - série de movimentos que ocorreram no final do século XVIII. Quando procurei por mais informações na internet sobre esse período da história francesa, encontrei a gravura que publiquei na abertura deste texto.

A imagem retrata a situação da França até 1789 - data considerada como o início da revolução. Naquela época, o país ainda tinha uma característica feudal e sua sociedade era dividida em três estados. O primeiro era composto pelo clero, o segundo pela nobreza e o terceiro pelo povo - e claro, este era a maior parte da população. Comentários sobre a igreja são até dispensáveis. Durante boa parte de nossa história, desde que o catolicismo foi oficializado como religião na antiga Roma até o início da Idade Contemporânea, o clero gozava de amplos poderes até supranacionais.

A nobreza, ou o segundo estado, dispunha também de seus privilégios no reinado de Luis XVI. Os "privilegiados" eram isentos de impostos; cortesãos recebiam pensões da coroa e o bom viver parecia ser regra para essa classe que tinha o luxo como "regra". Já o povo também dispensa apresentações. Nessa classe caíam todas as obrigações financeiras, como altos impostos feito a talha, o dízimo católico e vários outros pagamentos que extraía desses "trabalhadores livres" grande parte de seus rendimentos deixando só o essencial para a sobrevivência.

Ok... revisão sobre Revolução Francesa feita. (Quem quiser mais algumas informações, o Wikipedia tem um texto aceitável... ). Agora qual pode ser a analogia desta imagem que escolhi para abrir meu post de hoje e nossa situação atual? Felizmente nossa situação econômica não é idêntica a dos franceses do século XVIII. Naquele passado eles passavam por grave crise, miséria e fome. Nós saímos há pouco de uma crise que afetou o globo, e saímos bem, obrigado. Apesar desta vertente da história não ser a mesma, me arrisco a comparar a imagem com nossa sociedade hoje fazendo algumas mudanças nas representações que o autor escolheu.

Na gravura vemos o terceiro estado (o povo) carregando nas costas o primeiro (clero) e o segundo (nobreza). As proporções de tamanho são consideráveis,observem o tamanho do povo e dos outros dois personagens ilustrados. Alguma semelhança com hoje? A classe trabalhadora continua gigantesca... os pobres ainda são pobres, a classe D trabalha para melhorar suas condições de vida e a média vive de aparências, mas continua com seus carnês e prestações dos empréstimos vencendo todos os dias.

Naquele povo gigante eu só mudaria a roupa. Talvez um tênis falsificado da Nike, uma calça jeans de marca e uma camiseta com um logotipo enorme da Ekko ou sei lá qual a marca do momento. Nas costas deste povo, eu deixaria a nobreza intacta, afinal são milhares de trabalhadores que produzem o luxo que a nossa elite atual gosta de exibir nas suas festas. Já o clero eu trocaria pelos políticos. No lugar daquela cruz eu colocaria um bóton de com a sigla de algum partido. Afinal... quem também carrega nas costas os vários políticos com seus altos salários e baixa eficiência?

terça-feira, 5 de outubro de 2010

EU VOTO PELA EDUCAÇÃO


Olá pessoal... vamos tentar fazer a diferença neste segundo turno? Não deixe de conhecer as propostas dos seus candidatos a presidente e depois de avaliá-las com seriedade, VOTE PELA EDUCAÇÃO. 

Nenhum candidato tratou este tema como deveria no primeiro turno e eles querem deixar o tema isolado... é preciso políticas para melhorar o ensino nas escolas públicas e melhorar ainda mais o desenvolvimento de pesquisa na área de Ciência e Tecnologia no nosso país...

Chega de deixar os jovens e crianças com um ensino péssimo e tirar a atenção das verbas públicas para esta área que é fundamental! Sem estudo não há desenvolvimento em nenhuma das outras áreas da sociedade... uma criança de escola pública da periferia precisa ter o objetivo de cursar uma faculdade e fazer a diferença para sua cidade e comunidade... hoje elas não têm nenhuma perspectiva além de seguir os passos dos pais que também não foram contemplados com uma educação de qualidade.

Então no próximo turno, dia 31 de outubro, não vote pelo PARTIDO, vote pelas propostas e acima de tudo pela EDUCAÇÃO! Só com ela vamos melhorar a condição de muita gente!

Entre neste evento e apoie esta causa!!!! Vamos fazer do facebook e de outras ferramentas uma plataforma on-line de discussão política!

Eleições mais limpas por favor!

Mensagem aberta aos políticos de Limeira:

Gostaria de perguntar algo a todos os políticos que concorreram a cargos de deputado em Limeira este ano: VOCÊS NÃO TÊM VERGONHA DE EMPORCALHAR NOSSA CIDADE COM SEUS SANTINHOS??????????????? 

Na véspera do primeiro turno as principais ruas de acesso às escolas ficaram lotadas com esses malditos santinhos feitos pelos candidatos. Milhares jogados na rua, nas casas, acumulados nas sarjetas, além de placas jogadas no chão numa tentativa desesperada de reforçar o número desses candidatos PORCOS.

Quem defende a queima de cana-de-açúcar, deveria defender uma cidade mais limpa também nas eleições. Os partidos não deveriam permitir tal sujeira nas vésperas das eleições!!!!!!! Só hoje que vi os varredores da Prefeitura limpando a rua da escola Antonio de Queiroz.

TOMEM VERGONHA NA CARA E NÃO SUJEM O ESPAÇO PÚBLICO COMO SE FOSSE O QUINTAL DAS CASAS DE VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!